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TitleInternacionalização de uma marca de calçado Made in Portugal
Author(s)Martins, Carina Demossi Teibão
Advisor(s)Cabral, Manuel de Herédia
KeywordsInternacionalização
Indústria
Calçado
Marca
Portugal
Internationalization
Industry
Shoes
Brand
Issue date2014
Abstract(s)Nesta dissertação estudamos a motivação das pequenas e médias empresas (PME) para se internacionalizarem. Apresento de forma sucinta alguns modelos de internacionalização, os motivos e as formas que levam as empresas buscarem novos mercados, que apoiam um estudo da internacionalização num sector e no caso de uma PME recente. A indústria do calçado em Portugal possui um peso importante na balança comercial do país. Um sector de mão-de-obra intensivo, que em Portugal se virou para o exterior, conseguindo ser um caso de sucesso, numa área extremamente competitiva. A indústria que, em Portugal, era reconhecida por copiar modelos, e ser centrada no baixo preço, hoje vê-se como impulsionadora internacional da área do calçado de alta qualidade, apostando na criação de marcas próprias. A criação de uma marca acarreta em custos elevados, porém traz importantes vantagens. Aqui explicamos o que define uma marca, qual o papel diferenciador desta, em que condições esta cria valor, e apresentamos um estudo de caso sobre a marca António de Faria, uma empresa comercial que lança uma marca de calçado, acompanhando o primeiro ano do lançamento da marca no mercado internacional. Analisamos as dificuldades, barreiras e factores de incertezas do processo seguido por esta empresa e utilizamos o instrumento de análise de SOWT, para enquadrar as ameaças e fraquezas deste projecto e também as forças e oportunidades que podem determinar o seu sucesso num mercado volátil e atractivo.
This proposal is based on the study of the internationalization process of small and medium companies. We present internationalization models, the reasons and the ways leading companies seek to reinforce their position in new markets. The footwear industry in Portugal, has an important role in the country's trade balance. A labor-intensive sector, which managed to become a success story in a highly competitive area. Today its survival and growth depends mainly on the international markets. The Portuguese industry, which was recognized by copying models, today sees itself as an international driver of high quality and innovation in footwear. Today entrepreneurs bet on developing their own brands to ensure bigger profit and commercial expansion. The creation of a brand is a high costs venture, but may lead to greater benefits Here, we present a case study focused on the building an international brand - António de Faria, and the process developed by this commercial company in launching a new international footwear brand. We follow the first year of the brand in the international market, witnessing the difficulties and uncertainties of a volatile and attractive market, and develop a SWOT analysis to set the discussion of the prospects of this firm.
TypemasterThesis
DescriptionDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttp://hdl.handle.net/1822/34047
AccessrestrictedAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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