Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3387

TítuloLinguística e ensino da língua materna: realidade e projectos no IEC
Autor(es)Ramos, Rui Lima
Palavras-chaveLinguística
Discurso
Língua Materna
Pragmática
Data2003
EditoraUniversidade do Minho. Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna (DCILM)
CitaçãoCARVALHO, Graça Simões de – “Saberes e práticas na formação de professores e educadores : actas das Jornadas do Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna da Universidade do Minho, Braga, 2002”. Braga: Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna da Universidade do Minho, 2003. ISBN 972-98757-6-6. p. 87-102.
Resumo(s)O presente texto pretende tornar explícita a prática de formação adoptada em disciplinas do âmbito da Linguística no Instituto de Estudos da Criança (IEC), seja na formação inicial de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, seja na Formação Complementar destes profissionais. Decorrente desta explicitação, surge, naturalmente, o objectivo de promover a reflexão sobre os fundamentos teóricos e metodológicos dessa prática – e a pertinência de evocar esses fundamentos para esta prática específica – e o de incentivar à crítica, no sentido de a tornar cada vez mais adequada às exigências de formação dos Educadores e Professores que contactam com as crianças na sua fase de entrada no sistema de ensino, período de reconhecida importância em todo o percurso escolar dos indivíduos. Traça-se, desta forma, o desenho da actual realidade de ensino e esboçam-se projectos de futuro. Assim, divide-se esta reflexão em três segmentos: o primeiro apresenta esquematicamente a presença da formação na área da Linguística nos curricula dos cursos ministrados no IEC; o segundo aborda o papel do texto e da sua análise no ensino da Língua Materna, apontando essencialmente uma atitude pedagógica fundamental (mas não um método, no sentido técnico-didáctico do termo); o terceiro elenca alguns princípios da esfera dos estudos linguísticos dos quais decorrem as considerações de carácter pedagógico apontadas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3387
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCILM - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JornadasDCILM-RR-textorep.pdf159,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID