Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/3387
Título: | Linguística e ensino da língua materna: realidade e projectos no IEC |
Autor(es): | Ramos, Rui Lima |
Palavras-chave: | Linguística Discurso Língua Materna Pragmática |
Data: | 2003 |
Editora: | Universidade do Minho. Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna (DCILM) |
Citação: | CARVALHO, Graça Simões de – “Saberes e práticas na formação de professores e educadores : actas das Jornadas do Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna da Universidade do Minho, Braga, 2002”. Braga: Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna da Universidade do Minho, 2003. ISBN 972-98757-6-6. p. 87-102. |
Resumo(s): | O presente texto pretende tornar explícita a prática de formação adoptada em disciplinas do âmbito da Linguística no Instituto de Estudos da Criança (IEC), seja na formação inicial de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, seja na Formação Complementar destes profissionais. Decorrente desta explicitação, surge, naturalmente, o objectivo de promover a reflexão sobre os fundamentos teóricos e metodológicos dessa prática – e a pertinência de evocar esses fundamentos para esta prática específica – e o de incentivar à crítica, no sentido de a tornar cada vez mais adequada às exigências de formação dos Educadores e Professores que contactam com as crianças na sua fase de entrada no sistema de ensino, período de reconhecida importância em todo o percurso escolar dos indivíduos. Traça-se, desta forma, o desenho da actual realidade de ensino e esboçam-se projectos de futuro. Assim, divide-se esta reflexão em três segmentos: o primeiro apresenta esquematicamente a presença da formação na área da Linguística nos curricula dos cursos ministrados no IEC; o segundo aborda o papel do texto e da sua análise no ensino da Língua Materna, apontando essencialmente uma atitude pedagógica fundamental (mas não um método, no sentido técnico-didáctico do termo); o terceiro elenca alguns princípios da esfera dos estudos linguísticos dos quais decorrem as considerações de carácter pedagógico apontadas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/3387 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DCILM - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JornadasDCILM-RR-textorep.pdf | 159,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |