Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3386

TítuloDiscurso, cognição e prática social na infância
Autor(es)Ramos, Rui Lima
Palavras-chaveLinguística
Discurso
Criança
Infância
Enunciação
Cognição
Data2000
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC)
CitaçãoCOQUET, Eduarda – “Congresso Internacional “Os mundos sociais e culturais da infância” : actas, Braga, 2000”. Braga: Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 2000. vol. 3. ISBN 972-8098-66-9. p. 349-356.
Resumo(s)O estudo de que este texto dá conta procura fazer uma descrição-explicação de mecanismos discursivos e representações mentais presentes num corpus de textos produzidos em contexto escolar por crianças de 8-13 anos, partindo do incontestável ponto de vista da vocação discursiva da língua, assumindo a prática linguística contextualizada como manifestação e processo de cognição e de prática social. Esta abordagem desenha um quadro de referência onde a linguagem assume o papel de mediação entre o homem e o mundo (que integra a mediação entre os homens, a interlocução, o dialogismo), permitindo e condicionando a apreensão dos "objectos da realidade" sob a forma de representações mentais. A actividade discursiva só pode constituir-se como referência a esse mundo intelectivamente ordenado, linguisticamente conceptualizado, produto de uma cognição que é individual mas também marcadamente social.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3386
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCILM - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
disc-infancia2000-texto.pdftexto da comunicação194,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID