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https://hdl.handle.net/1822/3386
Título: | Discurso, cognição e prática social na infância |
Autor(es): | Ramos, Rui Lima |
Palavras-chave: | Linguística Discurso Criança Infância Enunciação Cognição |
Data: | 2000 |
Editora: | Universidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC) |
Citação: | COQUET, Eduarda – “Congresso Internacional “Os mundos sociais e culturais da infância” : actas, Braga, 2000”. Braga: Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 2000. vol. 3. ISBN 972-8098-66-9. p. 349-356. |
Resumo(s): | O estudo de que este texto dá conta procura fazer uma descrição-explicação de mecanismos discursivos e representações mentais presentes num corpus de textos produzidos em contexto escolar por crianças de 8-13 anos, partindo do incontestável ponto de vista da vocação discursiva da língua, assumindo a prática linguística contextualizada como manifestação e processo de cognição e de prática social. Esta abordagem desenha um quadro de referência onde a linguagem assume o papel de mediação entre o homem e o mundo (que integra a mediação entre os homens, a interlocução, o dialogismo), permitindo e condicionando a apreensão dos "objectos da realidade" sob a forma de representações mentais. A actividade discursiva só pode constituir-se como referência a esse mundo intelectivamente ordenado, linguisticamente conceptualizado, produto de uma cognição que é individual mas também marcadamente social. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/3386 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DCILM - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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