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TítuloLiteratura para a infância no período do Estado Novo: voltar a ler Maria Cecília Correia
Outro(s) título(s)Children’s literature during Salazar’s govern: reading again Maria Cecília Correia
Autor(es)Silva, Sara Raquel Reis da
Palavras-chaveLiteratura para a infância
Estado Novo
Maria Cecília Correia
DataDez-2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoSilva, Sara Reis da (2014). Literatura para a Infância no período do Estado Novo : voltar a ler Maria Cecília Correia. In F. Viana, R. Ramos, E. Coquet & M. Martins (coords). Atas do 10º Encontro Nacional (8º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração (pp. 429-436). Braga: CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CD-Rom)
Resumo(s)Durante a vigência salazarista, a literatura preferencialmente destinada às crianças, como a literatura canónica em geral, viveu espartilhada por uma norma, imposta, em 1950, pela Direcção dos Serviços de Censura: Instruções sobre Literatura Infantil. Conquanto desconheçamos, no seu alcance ou amplitude, o que, neste domínio estético em concreto, se “escondeu”, assinalamos a existência de uma mais ou menos prolífica actividade literária por parte de vários autores, alguns deles, aliás, consolidando a sua produção após Abril de 1974. Foram os casos de Sophia de Mello Breyner, Matilde Rosa Araújo, Ilse Losa, António Torrado, Luísa Ducla Soares, Papiniano Carlos ou Maria Cecília Correia, apenas para citar alguns exemplos. Intentando singularizar a obra da última autora mencionada, Maria Cecília Correia (1919-1993), procederemos a uma análise textual de Histórias da Minha Rua (1953) e Histórias de Pretos e de Brancos (1960), centrando-nos nas suas principais linhas ideotemáticas e nos seus mais relevantes mecanismos retórico-estilísticos.
During Salazar's govern, children's literature, such as canonical literature in general, lived corseted by a rule, imposed in 1950 by the Direção dos Servlços de Censura: lnstruções sobre Literatura lnfantil. ln spite of ignoring, ln its scope or breadth, which, in this aesthetic domain, ln particular, was “hidden”, we can point out the existence of a more or less prolific literary activity by various authors, some of them, incidentally, consolidating its production after April 1974. Take, for instance, the cases of Sophia de Mello Breyner, Matilde Rosa Araújo, Ilse Losa, António Torrado, Luísa Ducla Soares, Papiniano Carlos or Maria Cecília Correia. Attempting to single out the work of the last mentioned author, Maria Cecilia Correia (1919-1993), we proceed to a textual analysis of Histórias da Minha Rua (1953) and Histórias de Pretos e de Brancos (1960), focusing on its main thematic fines and on their most relevant retorical-stytislic mechanlsms.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33839
ISBN978-972-8952-31-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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