Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33837

TítuloThe child and play: between the thought world and the world lived
Outro(s) título(s)A criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vivido
Autor(es)Kuhn, Roselaine
Cunha, António Camilo
Palavras-chavePlay
Self move
Phenomenology
Corporeality
Representations
Brincar
Se-movimentar
Fenomenologia
Corporeidade
Representações
DataJul-2014
EditoraLudomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicos
CitaçãoKhun, R. & Camilo Cunha, A. (2014). The child and play : between the thought world and the world lived. In: A. P. Costa; L. P. Reis; F. N. Souza & R. Luengo (Eds). Atas do 3º Congresso Ibero-Americano en Investigação Cualitativa- CIAIQ 2014 (pp 362-363). Badajoz: Universidade de Extramadura.
Resumo(s)The project investigates two dimensions of play: one rational and othcr phenomenological. Search the reprcsenhttions tbat children and adults hnvc about tbc object, in ordcr to know tbcm. Wc bclicvc tbnt tbct·c nrc profound diffcrcnccs bctwccn tbc rcprcscntutions of cbildrcn und ndults and tbat tbc statcmcnts "appcar" in tbc practicc of play and move sclf frcely among cbildren and tbe children are pndominantly ontological, existential and pbenomenological. The approach is qualitative in tbe ctbnographic type. Tbc instmments for data collection will bc not-structured intet-views, fihning and fi eld daily. Tbe intertn·etation will he performcd from thc analysis's content. Thc subjects are cbildren 4-6 yeat-s and teacbers of a scbool for early cbildbood education from 8.-aga-J>t. We will estimate a systematic representatloos about playing building a taxonomy of knowledge tbat provides ao understanding of the pbeuomeoon.
O projeto investiga duas dimensões do brincar: uma racional e outra fenomenológica. Pesquisa as representações que crianças e adultos tem sobre o objeto, objetivando conhecê-las. Acreditamos que há diferenças profundas entre as representações das crianças e adultos e que as manifestações que “aparecem” nas práticas de brincar e se movimentar em liberdade das e entre as crianças são predominantemente ontológicas, existenciais e fenomenológicas. A abordagem é qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de recolha de dados serão entrevistas semi-estruturadas, diário de campo e filmagens. A interpretação será efetuada a partir da análise de conteúdo. Os sujeitos são crianças de 4 a 6 anos e professores de uma escola de Educação Infantil de Braga-Pt. Estimamos sistematizar as representações sobre brincar construindo uma taxionomia de saberes que forneça o entendimento do fenômeno.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoVol. 3: Artículos de ciencias sociales
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33837
ISBN978-972-8914-48-6
Versão da editorahttp://www.ludomedia.pt/up/CIAIQ2014_Actas_CienciasSociales.zip
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Antonio Camilo Cunha Ciaiq 2014.pdfA criança e o brincar Entre o mundo pensado e o mundo vivido. Roselaine Kuhn, António Camilo Cunha782,29 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID