Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33792

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Emília Rodrigues-
dc.contributor.authorCarvalho, Marta Alexandra Fernandespor
dc.date.accessioned2015-02-11T13:40:21Z-
dc.date.available2015-02-11T13:40:21Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33792-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Culturapor
dc.description.abstractNa contracapa da edição de 1993 do livro L’acteur (da editora Écriture), o autor, Jean Duvignaud, escreve: “Quem é o ator, que doa de realidade carnal uma ficção poética e a torna talvez mais verdadeira que a vida?” (tradução nossa). A obra L’acteur parte, então, desta pergunta para a pesquisa sobre o ator, através de duas direções complementares – o estudo das transformações do ofício do ator de acordo com os quadros sociais, e a investigação das relações entre o ator e a personagem. A presente dissertação constitui uma recensão ampla do livro citado, incluindo uma análise sobre o autor e a sua obra. Em paralelo refletimos, a partir da nossa experiência enquanto atriz, sobre os fundamentos e os desafios que Duvignaud deixa no livro L'acteur, buscando mostrar a pertinência da obra para o conhecimento das relações entre teatro e sociedade.por
dc.description.abstractOn the back cover of the 1993 edition of the book L'acteur (by the publisher Écriture), the author, Jean Duvignaud, writes: "Who is the actor, who imbues carnal reality into a poetic fiction and makes it perhaps truer than life?" (our translation). L'acteur jumps from this question to a research on the actor, through two complementary directions - the study of the transformations of the actor's craft in accordance with social frameworks, and an investigation of the relationships between the actor and the character. This dissertation is a broad review of the cited book, including an analysis of the author and his work. Concurrently we reflect, through our experience as an actress, on the fundamentals and challenges Duvignaud conveys in L'acteur, seeking to show the relevance of the work to the understanding of the relationship between theater and society.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJean Duvignaudpor
dc.subjectAtorpor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectActorpor
dc.subjectTheaterpor
dc.subjectCharacterpor
dc.subjectSocietypor
dc.titleO que lê uma atriz quando lê o "L'acteur" de Jean Duvignaudpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc792.071.2por
dc.subject.udc791.44.071.2por
dc.subject.udc792:316.7por
dc.subject.udc316.7:792por
dc.identifier.tid201600536por
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Marta Carvalho.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID