Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33792
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Emília Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Marta Alexandra Fernandes | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-11T13:40:21Z | - |
dc.date.available | 2015-02-11T13:40:21Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/33792 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura | por |
dc.description.abstract | Na contracapa da edição de 1993 do livro L’acteur (da editora Écriture), o autor, Jean Duvignaud, escreve: “Quem é o ator, que doa de realidade carnal uma ficção poética e a torna talvez mais verdadeira que a vida?” (tradução nossa). A obra L’acteur parte, então, desta pergunta para a pesquisa sobre o ator, através de duas direções complementares – o estudo das transformações do ofício do ator de acordo com os quadros sociais, e a investigação das relações entre o ator e a personagem. A presente dissertação constitui uma recensão ampla do livro citado, incluindo uma análise sobre o autor e a sua obra. Em paralelo refletimos, a partir da nossa experiência enquanto atriz, sobre os fundamentos e os desafios que Duvignaud deixa no livro L'acteur, buscando mostrar a pertinência da obra para o conhecimento das relações entre teatro e sociedade. | por |
dc.description.abstract | On the back cover of the 1993 edition of the book L'acteur (by the publisher Écriture), the author, Jean Duvignaud, writes: "Who is the actor, who imbues carnal reality into a poetic fiction and makes it perhaps truer than life?" (our translation). L'acteur jumps from this question to a research on the actor, through two complementary directions - the study of the transformations of the actor's craft in accordance with social frameworks, and an investigation of the relationships between the actor and the character. This dissertation is a broad review of the cited book, including an analysis of the author and his work. Concurrently we reflect, through our experience as an actress, on the fundamentals and challenges Duvignaud conveys in L'acteur, seeking to show the relevance of the work to the understanding of the relationship between theater and society. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Jean Duvignaud | por |
dc.subject | Ator | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Personagem | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.subject | Actor | por |
dc.subject | Theater | por |
dc.subject | Character | por |
dc.subject | Society | por |
dc.title | O que lê uma atriz quando lê o "L'acteur" de Jean Duvignaud | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 792.071.2 | por |
dc.subject.udc | 791.44.071.2 | por |
dc.subject.udc | 792:316.7 | por |
dc.subject.udc | 316.7:792 | por |
dc.identifier.tid | 201600536 | por |
sdum.uoei | Instituto de Ciências Sociais | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Artes | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Marta Carvalho.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |