Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33556

TítuloTempos e espaços de risco nas escolas do concelho de Arouca: realidades, discursos e perspetivas de intervenção
Outro(s) título(s)Times and spaces of risk in schools at county of Arouca: realities and perspectives speeches intervention
Autor(es)Brandão, Joana Alexandra Gomes
Orientador(es)Araújo, Emília Rodrigues
Palavras-chaveInfância e juventude
Risco e perigo
Relação escola- família
Discursos
Childhood and youth
Risk and danger
School-family relationship
Speeches
Data2014
Resumo(s)Este estudo tem como principal objetivo analisar as realidades, discursos e práticas sobre as problemáticas de risco nas escolas do concelho de Arouca. Debruça-se sobre três pontos principais: primeiro, no diagnóstico sobre a extensão do fenómeno do risco em contexto escolar; segundo, na análise das estratégias desenvolvidas pelas escolas em termos de intervenção sobre este fenómeno, destacando os modos de interdependência entre as várias instituições envolvidas, assim como os modos de organização espáciotemporal em que as decisões são tomadas, desde o momento da sinalização inicial; terceiro, a análise dos discursos dos atores institucionais (diretores de escola e presidentes da associação de pais) acerca do fenómeno das crianças e dos jovens em risco, procurando evidenciar de que modo estes atores avaliam o seu papel no processo mais longo de desenvolvimento da criança e do jovem. A metodologia de investigação assenta na combinação de técnicas de caráter qualitativo e quantitativo, incluindo pesquisa documental, entrevista e observação. O projeto, ao decorrer em simultâneo com um estágio desenvolvido na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arouca, propõe-se também seguir uma linha de investigação-ação. Esta investigação permitiu perceber a forma como os atores institucionais lidam com potenciais evidências de risco. Neste sentido, as principais conclusões apontam para o desconhecimento dos participantes acerca dos fenómenos de risco (sobretudo a violência doméstica e bullying) e consequente adoção de uma atitude conformista, privilegiando o encaminhamento de casos. Conclui-se que as dificuldades na intervenção a falta de meios materiais e humanos, bem como a falta de formação condicionam grandemente a ação das escolas e das entidades envolvidas na proteção de crianças e jovens.
This study aims to analyze the realities, practices and speeches about risk issues in schools in the county of Arouca. The project focuses on three main points: first, the diagnosis of the extent of the phenomenon of risk, involving children and youth in school context; second, the analysis of the strategies developed by schools in terms of intervention in this phenomenon, highlighting modes of interdependence between the several institutions involved, as well as modes of space-time organization in which decisions are made, since the time of the initial signaling; third, the project focuses the analysis of the speech of institutional actors about the phenomenon of children and youth risk, seeking to demonstrate how these actors assess their role in the long process of development of children and youth. The research methodology is based on combining qualitative and quantitative techniques, including desk research, interviews and observation. The project happening simultaneously with a traineeship developed in Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arouca, also aims to follow an action-research line. This research allowed to realize how institutional actors deal with potential evidence of risk. In this sense, the main conclusions are centered on lack of knowledge of participants about risk events (especially domestic violence and bullying) and consequent adoption of a conformist attitude, focusing the referral of cases. This research allowed to realize how the institutional actors deal with potential evidence of risk. In this regard, the main findings point to the lack of participants about risk events (especially domestic violence and bullying) and consequent adoption of a conformist attitude, focusing the referral of cases. It concludes that the difficulties in intervention, the lack of material and human resources, as well as the lack of training, greatly influences the action of schools and the involved organizations on protection of children and youth.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33556
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE MESTRADO.pdf
Acesso restrito!
1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID