Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33481

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, António Camilopor
dc.date.accessioned2015-02-03T14:03:49Z-
dc.date.available2015-02-03T14:03:49Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-972-8952-28-0por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33481-
dc.description.abstractA reflexão parte de algumas constatações/proposições para depois analisar o lugar da teoria na Educação Física e Desporto. As constatações/proposições: desporto clássico tinha (tem) como grande objetivo a competição e a obtenção de mais e melhores resultados. Era (é) um desporto para alguns, desporto que não fazia (faz) parte da vida quotidiana. Desporto de um grupo (atletas) que praticava (pratica) e competia (compete); o Desporto clássico tinha também na sua essência uma manifestação que poderia ser educativa e por isso foi chamado a integrar essa missão. O maior exemplo deste fato, pode ser encontrado no projeto educativo helénico, onde a Educação Física concorria de igual forma com as outras áreas educativas - canto, retórica… escultura, pintura. Hoje, também está presente na escola fazendo parte do projeto educativo moderno; com a modernidade (revolução industrial, iluminismo) o desporto continua a ter estas duas direções, acrescentando agora uma nova variável: o social. O Desporto invadiu o social sendo simultaneamente produtor e produto social, constituindo-se como uma manifestação cultural. Na base desta dialética (mais do que dicotomia ou dualidade) está uma melhoria das condições básicas de vida (para lá da sobrevivência… mais tempo para o ócio) associado à evolução da técnica, da informação e da comunicação. Esta evolução permitiu: um maior processo de comunicação – comunicação de pessoas, de seres humanos, seres de comunhão, de partilha, que vivem em comum; uma valorização do corpo através do desporto – assiste-se ao elogio da saúde, da estética, do prazer…exaltação do corpo e o regresso à natureza; novos espaços informais e não formais são contemplados. O Corpo que antes era um instrumento produtivo, passa a ser instrumento e um locus de vida, realização individual e coletiva, manifestação de felicidade. Ora, todas estas proposições têm na retaguarda um sentido teórico. Mas, que teoria!? É isso que pretendemos desconstruir.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Tribo da Ilhapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação física/desportopor
dc.subjectTeoria/práticapor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectCulturapor
dc.titleO lugar da teoria : na educação física e desportopor
dc.typebookPart-
oaire.citationStartPage385por
oaire.citationEndPage399por
oaire.citationTitleActividade física, saúde e lazer : olhar e pensar o corpopor
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleActividade física, saúde e lazer : olhar e pensar o corpopor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LIvro Seminário 2.pdfO lugar da teoria - na Educação Física e desporto6,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID