Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33419

TítuloA importância da implementação do Balanced Scorecard na gestão da estratégia organizacional de uma empresa de consultoria em gestão
Outro(s) título(s)The importance of the Balanced Scorecard implementation in the stratety management of a business management consultancy
Autor(es)Machado, José Ricardo Soares
Orientador(es)Pereira, Guilherme
Sampaio, Paulo
Data2014
Resumo(s)A estratégia designa-se como sendo um posicionamento único e de geração de valor em qualquer organização. A essência da estratégia está em realizar opções e escolhas face à concorrência e escolher, de forma clara, o que a organização faz e o que ela não faz. O processo da gestão da estratégia tem sido alvo de vários estudos por parte da comunidade científica e de elevada importância para as organizações. Na era da competição baseada no conhecimento, a capacidade das organizações desenvolverem, fomentarem e mobilizarem ativos intangíveis é um fator crítico de sucesso. Nos dias de hoje, os indicadores financeiros mostram-se incapazes de refletir as atividades geradoras de valor relacionadas com ativos intangíveis da organização: as habilidades, competências, motivação dos colaboradores, os bancos de dados e as suas tecnologias da informação, os processos operacionais eficientes e sensíveis, a inovação nos produtos e serviços, o relacionamento com os clientes, a fidelidade dos clientes e a imagem da organização nas esferas políticas e sociais. No contexto dos problemas debatidos da avaliação de desempenho surge em princípios da década de 1990, a ferramenta Balanced Scorecard com o objetivo de resolver problemas de mensuração dos ativos intangíveis. Cada vez mais, a estratégia é fundamental para o alcance do sucesso. A fonte de valor das organizações está a mover-se dos ativos tangíveis para os ativos intangíveis, pois a percentagem do valor de mercado relativo a ativos intangíveis correspondia a 38% no ano de 1982, 62% em 1992 e 85% em 2002. Este fato evidencia um novo horizonte na gestão das organizações. Uma gestão estratégica eficaz requer ações rápidas e adequadas em função de condições de contínua mudança, como tal, a necessidade de uma ferramenta de acompanhamento e gestão estratégica torna-se fulcral. Através da implementação do Balanced Scorecard pretende-se definir um novo Modelo de Gestão Empresarial, que possibilite a construção de uma estratégia sistémica, alinhada e diferenciada para a organização. Em suma, o processo de transformação da estratégia como tarefa de todos num contexto organizacional consiste em tornar claro quais os desafios e esforços propostos, e ainda, promover uma maior mobilização para enfrentá-los. Metodologicamente, o processo de construção do Balanced Scorecard teve como base a realização de entrevistas individuais e workshops onde as diversas visões pessoais das pessoas-chave da organização foram analisadas, consolidadas e separadas em temas específicos. Com este trabalho, pretende-se evidenciar a importância do planeamento estratégico e implementação do Balanced Scorecard como ferramentas de gestão e comunicação dos desafios futuros numa empresa de consultoria em gestão.
Strategy designates as being a unique position and of value generation for any organization. The essence of the strategy is to have options and make choices against the competition, and also choose clearly what the organization does and what it does not do. The management strategy process has been the subject of various studies by the scientific community and of great importance to organizations. In the era of knowledgement based on the competition, the ability of organizations to develop, promote and mobilize intangible assets is a critical factor to achieve success. These days, the financial indicators are incapable of reflecting the value-creating activities related to intangible assets of the organization: the skills, competencies and motivation of employees; databases and their information technology, operational processes efficient and sensitive; innovation in products and services, relationships with customers, customer loyalty, and the image of the organization in the political, social and regulamentary. Face to the problems of performance evaluation borns in the early 1990´s, the Balanced Scorecard tool in order to solve problems of measurement of intangible assets. Increasingly, the strategy is critical to achieving success. The source values of the organizations are moving from tangible assets to intangible assets because the percentage of market value on the intangible assets amounted to 38% in 1982, 62% in 1992 and 85% in 2002. This fact reveals a new horizon in the management of organizations. An effective strategic management requires quick and appropriate actions according to conditions continually in change, as such, the need for a tool for monitoring and strategic management becomes crucial. Through the implementation of the Balanced Scorecard is intended to define a new Business Management Model, which allows the construction of a systemic, lined and differentiated strategy for the organization. Plus, the process of transformation of the strategy as a task of everyone in the organization is to make clear which are the challenges and efforts proposed, and even promote greater mobilization to confront them. Methodologically, the process of building the Balanced Scorecard was based on the achievement of individual interviews and workshops where personal visions of several key people in the organization were analyzed, consolidated and separated into specific topics. This work aims to highlight the importance of strategic planning and implementation of the Balanced Scorecard as a management and communication tool of the future challenges in business management consultancy.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33419
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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