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https://hdl.handle.net/1822/33316
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Zagalo, Nelson | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-28T14:22:40Z | - |
dc.date.available | 2015-01-28T14:22:40Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/33316 | - |
dc.description.abstract | Esta semana a Sony colocou no seu canal YouTube, em exclusivo, o documentário "Grounded: The making of The Last of Us" [1] que relata as várias fases e dimensões do desenvolvimento do videojogo "The Last of Us" (2013) da Naughty Dog [2]. O documentário é uma excelente oportunidade para ficarmos a perceber melhor o que está por detrás de um videojogo, como é concebido, e o que é necessário para o tornar realidade. Se dúvidas houvesse sobre aquilo que define um videjogo, julgo que ao longo desta hora e meia fica mais do que esclarecido que estamos a falar de um Artefacto Audiovisual Interativo. O detalhe que vemos colocado no desenvolvimento de "The Last of Us" é absolutamente impressionante. Não é apenas uma questão de ter uma equipa enorme de pessoas, é ter uma equipa enorme de especialistas em cada uma das diferentes áreas. Especialistas em realização cinematográfica (Neil Druckmann), em direcção de jogo (Bruce Straley) e em design de jogo (Jacob Minkoff); especialistas em concept art, em ilustração, em modelação e arquitetura; especialistas em captura de movimento, animação, iluminação e em cinematografia; especialistas em criação musical e em design de som; especialistas em programação de jogo e em inteligência artificial; especialistas em desenho de interfaces e em desenho de puzzles; especialistas em controlo de qualidade e testing; e claro, grandes atores, performers capazes de sentir aquilo que se quer transmitir. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | A sintonia entre história e jogo : [“Grounded”, como foi feito “The Last of Us”] | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationTitle | Eurogamer | por |
dc.date.updated | 2015-01-01T14:34:21Z | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
sdum.journal | Eurogamer | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Publicações pedagógicas / Pedagogical publications |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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eurogamer.pt-A_sintonia_entre_Histria_e_Jogo.pdf | 68,06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |