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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZagalo, Nelsonpor
dc.date.accessioned2015-01-28T14:22:40Z-
dc.date.available2015-01-28T14:22:40Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33316-
dc.description.abstractEsta semana a Sony colocou no seu canal YouTube, em exclusivo, o documentário "Grounded: The making of The Last of Us" [1] que relata as várias fases e dimensões do desenvolvimento do videojogo "The Last of Us" (2013) da Naughty Dog [2]. O documentário é uma excelente oportunidade para ficarmos a perceber melhor o que está por detrás de um videojogo, como é concebido, e o que é necessário para o tornar realidade. Se dúvidas houvesse sobre aquilo que define um videjogo, julgo que ao longo desta hora e meia fica mais do que esclarecido que estamos a falar de um Artefacto Audiovisual Interativo. O detalhe que vemos colocado no desenvolvimento de "The Last of Us" é absolutamente impressionante. Não é apenas uma questão de ter uma equipa enorme de pessoas, é ter uma equipa enorme de especialistas em cada uma das diferentes áreas. Especialistas em realização cinematográfica (Neil Druckmann), em direcção de jogo (Bruce Straley) e em design de jogo (Jacob Minkoff); especialistas em concept art, em ilustração, em modelação e arquitetura; especialistas em captura de movimento, animação, iluminação e em cinematografia; especialistas em criação musical e em design de som; especialistas em programação de jogo e em inteligência artificial; especialistas em desenho de interfaces e em desenho de puzzles; especialistas em controlo de qualidade e testing; e claro, grandes atores, performers capazes de sentir aquilo que se quer transmitir.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleA sintonia entre história e jogo : [“Grounded”, como foi feito “The Last of Us”]por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationTitleEurogamerpor
dc.date.updated2015-01-01T14:34:21Z-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalEurogamerpor
Aparece nas coleções:CECS - Publicações pedagógicas / Pedagogical publications

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