Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33143
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Rejane Bezerra | por |
dc.contributor.author | Viana, Isabel Carvalho | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-23T11:14:19Z | - |
dc.date.available | 2015-01-23T11:14:19Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/33143 | - |
dc.description | Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia". ISBN 978-989-8525-22-2 | por |
dc.description.abstract | Nesta comunicação apresentamos um projeto de doutoramento em curso. Trata-se de uma pesquisa que propõe explorar o objeto concernente às necessidades formativas para o exercício da docência, tendo como objetivo principal analisar as percepções de professores bacharéis sobre a dimensão profissional do magistério e as interfaces entre a sua formação profissional inicial e a atuação docente no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Com este intuito, emerge em defesa da implementação de uma política interna de formação continuada permanente, visando a formação e atualização pedagógica no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte). A problemática em foco explicita que no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, os demais Institutos Federais brasileiros, necessitam contratar duas categorias de professores: professores licenciados habilitados para ministrar as disciplinas de formação geral relativas à Educação Básica e professores bacharéis para lecionar disciplinas técnicas. A maioria desses professores bacharéis assume a docência sem nunca ter lecionado e sem ter a formação pedagógica para o ensino. A partir desta problemática, pretende-se compreender como a formação profissional responde às necessidades formativas para o exercício da docência de professores bacharéis, tomando-se como campo empírico o Campus Natal-Zona Norte. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação contínua | por |
dc.subject | Necessidades de formação | por |
dc.title | Formação e docência: uma abordagem às necessidades formativas e atuação de professores bacharéis no ensino médio integrado à educação profissional | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 11-13 set. 2013 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 2794 | por |
oaire.citationEndPage | 2808 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Barro, R. B. & Viana, I. C. 2013.pdf | Documento principal | 1,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |