Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33143

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Rejane Bezerrapor
dc.contributor.authorViana, Isabel Carvalhopor
dc.date.accessioned2015-01-23T11:14:19Z-
dc.date.available2015-01-23T11:14:19Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33143-
dc.descriptionPublicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia". ISBN 978-989-8525-22-2por
dc.description.abstractNesta comunicação apresentamos um projeto de doutoramento em curso. Trata-se de uma pesquisa que propõe explorar o objeto concernente às necessidades formativas para o exercício da docência, tendo como objetivo principal analisar as percepções de professores bacharéis sobre a dimensão profissional do magistério e as interfaces entre a sua formação profissional inicial e a atuação docente no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Com este intuito, emerge em defesa da implementação de uma política interna de formação continuada permanente, visando a formação e atualização pedagógica no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte). A problemática em foco explicita que no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, os demais Institutos Federais brasileiros, necessitam contratar duas categorias de professores: professores licenciados habilitados para ministrar as disciplinas de formação geral relativas à Educação Básica e professores bacharéis para lecionar disciplinas técnicas. A maioria desses professores bacharéis assume a docência sem nunca ter lecionado e sem ter a formação pedagógica para o ensino. A partir desta problemática, pretende-se compreender como a formação profissional responde às necessidades formativas para o exercício da docência de professores bacharéis, tomando-se como campo empírico o Campus Natal-Zona Norte.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação contínuapor
dc.subjectNecessidades de formaçãopor
dc.titleFormação e docência: uma abordagem às necessidades formativas e atuação de professores bacharéis no ensino médio integrado à educação profissionalpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate11-13 set. 2013por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage2794por
oaire.citationEndPage2808por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Barro, R. B. & Viana, I. C. 2013.pdfDocumento principal1,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID