Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33135

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Lilianapor
dc.contributor.authorViana, Isabel Carvalhopor
dc.date.accessioned2015-01-23T10:16:15Z-
dc.date.available2015-01-23T10:16:15Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33135-
dc.descriptionPublicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia". ISBN 978-989-8525-22-2por
dc.description.abstractA escola não se resume à sala de aula, além de espaço de educação formal, a escola é local de convivência, de multiculturalidade, de negociação, de socialização, de inclusão, de (in)sucesso escolar, de diálogo, de emancipação e de conflitos. Todavia, é ainda necessário “chamar a comunidade educativa” a intervir na escola, trabalhar processos comunicacionais, o aprender a viver em conjunto, aprender a construir o sucesso escolar, a desenvolver um ambiente de partilha coletiva, emancipatório e transformador das realidades. Para tal, parece-nos útil trabalhar em ambientes mediativos e explorar o papel que a mediação pode assumir. É a acreditar que o ambiente escolar possui tal amplitude que a presente comunicação, construída a partir da experiência de estágio profissionalizante, tem como objetivo principal problematizar como se desenvolve a mediação socioeducativa num contexto tão dinâmico e heterogéneo como é caso um Agrupamento Escolar, no qual os protagonistas são a comunidade educativa. Com este intuito, propomos dar visibilidade às perceções que aquela comunidade tem da inclusão e do sucesso escolar e, a partir destes vetores, discutir formas de promover e incentivar atividades que aproximem pais, alunos e professores e motivem para gerar reflexões críticas capazes de promover a cidadania inteligente no ambiente escolar.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMediação socieducativapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.titleA mediação socioeducativa como agente da inclusão escolar – aprender a construir o sucesso escolar em conjuntopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate11-13 set. 2013por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage181por
oaire.citationEndPage191por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Martins, L. & Viana, I. C. 2013.pdfDocumento principal1,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID