Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33095

TítuloContributo das atividades lúdicas para o desenvolvimento de competências comunicativas e culturais em português língua estrangeira para estudantes chineses
Autor(es)Monteiro, Hugo Deus
Orientador(es)Moreira, Maria Micaela Ramon
Data2014
Resumo(s)A língua portuguesa é uma língua com cada vez mais relevância no panorama do ensino de línguas estrangeiras na China. Como tal, de modo a obter os melhores resultados possíveis e a criar falantes com boas competências nesta língua, é importante estimular um desenvolvimento progressivo das técnicas de ensino através de novas abordagens e da sua adaptação aos alunos alvo. Com este objetivo em mente, as atividades lúdicas surgem como um utensílio didático com o potencial de estimular o ensino do português e de atender a algumas necessidades específicas dos alunos chineses. O presente trabalho foi elaborado com o propósito de averiguar até que ponto a implementação de atividades lúdicas nas aulas de língua portuguesa com alunos chineses tem um efeito positivo no desenvolvimento das suas competências linguísticas e das suas atitudes em relação à aprendizagem. Foram experimentadas diversas atividades com alunos do primeiro ano de português da Universidade de Sun Yat-sen na China. Os resultados são demonstrados através das observações sobre o decorrer das atividades e de um questionário preenchido pelos alunos. São também delineadas várias orientações para o uso das atividades lúdicas na sala de aula.
Portuguese is a language with increasing relevance in the context of foreign language teaching in China. As such, in order to obtain the best possible results and create speakers with good language skills, it is important to stimulate a gradual development of teaching techniques through new approaches and their subsequent adaptation to the target students. With this goal in mind, educational games can be a learning tool with the potential to stimulate the teaching of Portuguese and also address some of the specific needs of Chinese students. The present work was created with the purpose of assessing the degree to which incorporating educational games in Portuguese classes with Chinese students could have a positive effect in the development of their language skills and their attitudes towards learning. Several activities were experimented with first-year students of Portuguese at Sun Yat-sen University in China. The results are showed through observations made during those activities and a survey taken by the students. Some guidelines for the use of educational games in the classroom are also described.
在中国,葡萄牙语现已成为外语教学中越来越吃香的小语种,而要提高教学成 效、并使学生具备使用该语言的能力,很重要的一点在于逐步改良新教学方法, 使之更具有针对性、更适用于所教授的目标群体。因此教学游戏便可作为一种 既能有助于葡语教学、又兼顾中国学生特点的教学法,达到授人以渔的目的。 本文旨在论述,在对汉葡语教学中,开展课堂游戏活动对提升学生语言能力及 学习态度均具有积极作用。作者在中山大学对学习葡语的一年级学生进行了各 种教学实验,并通过观察教学活动进展,并请学生填写调查问卷来展示其研究 成果,最后总结了一些进行课堂教学游戏的构思。
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês : Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33095
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Hugo Deus Monteiro.pdf2,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID