Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32971

TítuloO sistema de avaliação empiricamente baseado de Achenbach em contexto forense : o caso da regulação das responsabilidades parentais
Outro(s) título(s)The Achenbach system of empirically based assessment in forensics context : the case of parental responsibility regulation
Autor(es)Leite, Joana Filipa Carvalho
Orientador(es)Maia, Ângela
Palavras-chaveASEBA
Avaliação forense
Responsabilidades parentais
Forensic evaluation
Parental responsibility
Data2014
Resumo(s)O Sistema de Avaliação Empiricamente Baseado de Achenbach (ASEBA) tem sido utilizado em várias populações para avaliar o funcionamento global de crianças e jovens. A inclusão de perceção independente dos pais, a possibilidade de obtenção de informações do professor sobre as competências e problemas de cada criança, além do autorelato, torna a bateria ASEBA muito atraente para uso em contextos forenses, especialmente em processos de Regulação das Responsabilidades Parentais (RRP), área onde não tem sido investigado. Este estudo foi realizado com dados de avaliações psicológicas forenses em RRP e incluiu dados de 114 crianças que foram alvo de avaliação psicológica. Os resultados mostram que a utilização da ASEBA é comum nestes casos, tendo sido encontradas correlações baixas no acordo entre diferentes informantes. Foram também observadas diferenças entre crianças do sexo masculino e feminino, tendo sido reportados mais comportamentos de externalização no sexo masculino. São discutidos alguns dos problemas e limitações do uso do ASEBA em contexto forense e implicações práticas neste contexto.
The Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA) has been used in several populations to access the global functioning of children and adolescents. The inclusion of the independent perception of parents, the possibility to obtain information from the teacher regarding the competences and problems of each child, besides the self-report, makes the ASEBA battery a very attractive tool to use in forensic contexts, especially in Parental Responsibility Regulation (RRP) cases, area where it has not been studied. This study was performed with data from forensic psychological evaluations in RRP and includes over 114 children who were target of psychological evaluation. The results show that the use of ASEBA is common in these cases, where low correlations were found in the agreement between different informants. Differences between male and female children were also observed, where the boys are associated with externalization problems. Here, some of the problems and limitations of the use of ASEBA in forensics context are discussed, as well as the practical implications in this context.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32971
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Filipa Carvalho Leite.pdf1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID