Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3285

TítuloEnsinar e aprender com as tecnologias: um estudo sobre as atitutes, formação, condições de equipamento e utilização nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Cabeiras de Basto
Outro(s) título(s)Teaching and learning through technologies: a study of the attitudes, training, equipment conditions and utilization in primary schools in the district of Cabeceiras de Basto
Autor(es)Silva, Alvaro António Teixeira da
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Data2004
Resumo(s)Esta dissertação analisa a realidade da rede escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Cabeceiras de Basto, relativamente ao equipamento das escolas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC, na vertente vídeo, computador e Internet), utilização pelos professores, e avaliação das suas “atitudes”, face às TIC, a importância que atribuem à “formação” nesta área e as “condições” proporcionadas pelas escolas. Na componente teórica, começámos por abordar a relação entre a Sociedade do Conhecimento, a Sociedade da Informação e a Escola, seguimos depois para uma breve análise da evolução das TIC no ensino, no nosso país. Abordámos também os objectivos, a selecção e utilização de software e a utilização destas tecnologias nas áreas curriculares, não esquecendo a influência das tecnologias sobre o mundo das crianças. Por fim, procurou-se analisar a influência das principais teorias psicológicas na evolução das tecnologias no ensino e na aprendizagem e na adopção de quadros teóricos de referência e os modelos de ensino mais relevantes referenciados na literatura. Na componente experimental, foram construídos dois questionários que constituíram instrumentos privilegiados no processo de recolha de dados. O Questionário 1 foi dirigido aos directores das 39 escolas do 1º Ciclo do concelho e o Questionário 2 foi direccionado a todos os professores titulares de turma. Os resultados evidenciam que a rede escolar sofreu uma espécie de “choque tecnológico” que se traduziu numa melhoria significativa em quantidade e diversidade de equipamentos, mas que a existência de equipamentos não é suficiente para uma efectiva utilização pelos professores quer seja na utilização para preparação de aulas quer seja na sala de aulas com os alunos. Contudo, a apetência e o interesse manifestado pelos docentes em aprenderem mais sobre as aplicações das TIC na aprendizagem e a existência de atitudes positivas na sua utilização constituem sinais de que se mostram receptivos a integrar as TIC nas práticas de ensino. Defendemos, por isso, uma maior aposta na formação inicial passando também pelo aumento da oferta da formação contínua, de qualidade, que permita elevar o nível de conhecimentos dos professores. Adicionalmente, defendemos o reordenamento da rede escolar, atendendo ao elevado número de turmas com mais de uma classe, o que permitiria a optimização dos recursos humanos e uma melhor gestão pedagógica da sala de aula.
This dissertation analyses the reality of the school network at Primary school level in the district of Cabeceiras de Basto, regarding the school equipment used in Information and Communication Technology (ICT, focusing on the video, computer and Internet), its utilization by teachers, and the assessment of their “attitudes”, in relation to ICT, the importance they attribute to “training” in this area and the “conditions” supplied by schools. In the theoretical component, we have begun by approaching the relationship between the Society of Knowledge, the Society of Information and the School, subsequently proceeding to a brief analysis of the evolution of ICT in teaching, in our country. We have also covered the objectives, the selection and the use of software and the utilization of these technologies in the world of children. Finally, we sought to analyze the influence exercised by the principal psychology theories on the evolution of teaching technologies, on learning and the adoption of theoretical frameworks of reference, as well as the most relevant teaching models mentioned by literature. In the experimental component, two questionnaires were set up, which proved to be valuable tools in the process of data collection. Questionnaire 1 was sent to the directors of 39 Primary schools in the district and Questionnaire 2 was addressed to all form teachers. The results reveal that the school network has undergone a type of “technological shock”, which has resulted in a notable improvement in the quantity and range of equipment, yet the existence of equipment is insufficient for its effective use by teachers, both for lesson preparation as well as for classroom activities with the students. Nevertheless, the willingness and interest demonstrated by the staff in learning more about ICT applications in learning, and the existence of positive attitudes in its use, are clear indicators that they are receptive to integrating ICT in their teaching practice. We, therefore, uphold a greater investment in initial training, which should also include a larger supply of continuous training, thus enabling teachers to improve their knowledge of the subject. Furthermore, we believe in the reorganization of the school network, since there are many classes with more than one lesson, which would allow for the optimization of human resources as well as improved pedagogical management within the classroom.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Formação Psicológica de Professores.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3285
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE - Ensinar e Aprender com as TIC.pdf2,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID