Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32803

TítuloPromoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescência
Outro(s) título(s)Positive youth development promotion: impact of the Desafio: Ser+ program in early and late adolescence
Autor(es)Machado, Alexandra Manuela Gonçalves
Orientador(es)Freire, Teresa
Palavras-chaveAdolescência
Desenvolvimento positivo
Desafio : Ser+
Programas de intervenção em grupo
Adolescence
Positive development
Group intervention programmes
Data2014
Resumo(s)Nas últimas décadas, a investigação tem-se centrado no estudo do desenvolvimento positivo de adolescentes, aumentando o número de programas de intervenção em grupo voltados para a promoção do desenvolvimento positivo. Em Portugal, destaca-se o Desafio: Ser+. Este programa foi implementado anteriormente com alunos do 9º ano, obtendo-se resultados positivos nas variáveis autoestima, autoconceito, bem-estar psicológico e satisfação com a vida, contribuindo deste modo para o desenvolvimento positivo dos adolescentes. Neste estudo, pretendeu-se avaliar se o programa é eficaz noutros níveis de escolaridade: 8º e 11ºanos. Participaram neste estudo 47 alunos do 8º ano (divididos por um grupo de comparação e outro experimental) e 33 alunos do 11º ano (também divididos por um grupo experimental e um de comparação). Os resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados quantitativos apontam para um aumento nas variáveis após a implementação do programa, nestes níveis de escolaridade. Revelaram ainda maior impacto do programa no 8º ano do que no 11º ano. Qualitativamente, os adolescentes avaliam positivamente o programa, identificando as mudanças pessoais e o conhecimento pessoal como os aspetos que mais aprenderam com o programa. Em suma, concluiu-se que este programa é eficaz na promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes de diferentes idades.
The last decades, research has focused the study of positive development of adolescents, increasing the number of group intervention programmes aimed at positive development promotion. In Portugal, the Desafio: Ser+ is highlighted. This programme was previously implemented with 9th grade students, obtaining positive results on self-esteem, self-concept, psychological well-being and life satisfaction variables, contributing to positive development of adolescents. This study aimed at assessing if the programme is effective in other grades: 8th and 9th. 47 8th grade students participated in the study (divided into one experimental group and one comparison group) and 33 11th grade students (also divided into one experimental group and one comparison group). The results were analysed quantitatively and qualitatively. The quantitative results revealed an increase on the variables after the implementation of the programme, in these grades. It also revealed a major impact of the programme in the 8th grade than in the 9th. Qualitatively, the adolescents evaluate the programme positively, identifying the personal changes and the personal knowledge as the main learning aspects of the programme. In short, this programme was said to be effective in promoting the positive development of adolescents of different ages.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32803
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandra Manuela Gonçalves Machado.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID