Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32803
Título: | Promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescência |
Outro(s) título(s): | Positive youth development promotion: impact of the Desafio: Ser+ program in early and late adolescence |
Autor(es): | Machado, Alexandra Manuela Gonçalves |
Orientador(es): | Freire, Teresa |
Palavras-chave: | Adolescência Desenvolvimento positivo Desafio : Ser+ Programas de intervenção em grupo Adolescence Positive development Group intervention programmes |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Nas últimas décadas, a investigação tem-se centrado no estudo do desenvolvimento
positivo de adolescentes, aumentando o número de programas de intervenção em grupo
voltados para a promoção do desenvolvimento positivo. Em Portugal, destaca-se o Desafio:
Ser+. Este programa foi implementado anteriormente com alunos do 9º ano, obtendo-se
resultados positivos nas variáveis autoestima, autoconceito, bem-estar psicológico e satisfação
com a vida, contribuindo deste modo para o desenvolvimento positivo dos adolescentes.
Neste estudo, pretendeu-se avaliar se o programa é eficaz noutros níveis de escolaridade: 8º e
11ºanos. Participaram neste estudo 47 alunos do 8º ano (divididos por um grupo de
comparação e outro experimental) e 33 alunos do 11º ano (também divididos por um grupo
experimental e um de comparação).
Os resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados
quantitativos apontam para um aumento nas variáveis após a implementação do programa,
nestes níveis de escolaridade. Revelaram ainda maior impacto do programa no 8º ano do que
no 11º ano. Qualitativamente, os adolescentes avaliam positivamente o programa,
identificando as mudanças pessoais e o conhecimento pessoal como os aspetos que mais
aprenderam com o programa.
Em suma, concluiu-se que este programa é eficaz na promoção do desenvolvimento
positivo de adolescentes de diferentes idades. The last decades, research has focused the study of positive development of adolescents, increasing the number of group intervention programmes aimed at positive development promotion. In Portugal, the Desafio: Ser+ is highlighted. This programme was previously implemented with 9th grade students, obtaining positive results on self-esteem, self-concept, psychological well-being and life satisfaction variables, contributing to positive development of adolescents. This study aimed at assessing if the programme is effective in other grades: 8th and 9th. 47 8th grade students participated in the study (divided into one experimental group and one comparison group) and 33 11th grade students (also divided into one experimental group and one comparison group). The results were analysed quantitatively and qualitatively. The quantitative results revealed an increase on the variables after the implementation of the programme, in these grades. It also revealed a major impact of the programme in the 8th grade than in the 9th. Qualitatively, the adolescents evaluate the programme positively, identifying the personal changes and the personal knowledge as the main learning aspects of the programme. In short, this programme was said to be effective in promoting the positive development of adolescents of different ages. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32803 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandra Manuela Gonçalves Machado.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |