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https://hdl.handle.net/1822/32699
Título: | Gestão e adaptação aos horários de trabalho : um estudo de caso no sector hoteleiro |
Outro(s) título(s): | Management and adaptation to work Schedule : a case study in the hospitality sector |
Autor(es): | Silva, Helena Maria Rebelo |
Orientador(es): | Silva, Isabel Maria Soares da |
Palavras-chave: | Hotelaria Horários de trabalho Satisfação com o horário de trabalho Suporte organizacional Interface trabalho-não trabalho Hospitality Work schedules Satisfaction with working hours Organizational support Interface work / no work |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O estudo desenvolveu-se numa organização do sector hoteleiro e teve como
principais objetivos compreender, por um lado, o modo como a organização faz a gestão
dos horários de trabalho e do pessoal alocado a eles e, por outro, de que modo os
trabalhadores percecionam essa gestão bem como a sua adaptação ao seu horário de
trabalho.
Foram realizadas entrevistas às cinco chefias diretas da organização e aplicados
questionários a cinquenta e dois colaboradores de diferentes secções (andares, copa,
restaurante, cozinha e receção), com diferentes horários de trabalho. No questionário
foram avaliados aspetos relativos à perceção de suporte organizacional na gestão do
tempo de trabalho, interface trabalho-não trabalho e satisfação com o horário de trabalho.
Os resultados das entrevistas revelam que todas as chefias recorrem à negociação
com os colaboradores para a elaboração das escalas semanais de trabalho. No entanto, a
falta de pessoal que se faz sentir, principalmente nas secções do restaurante e da cozinha,
é uma das principais dificuldades referidas nessa gestão. Relativamente aos questionários
verifica-se que o suporte organizacional correlaciona-se positivamente com a satisfação
com o horário de trabalho e com a satisfação com a interface trabalho-não trabalho.
Quando comparadas as secções nas variáveis em estudo, apenas se verifica que existem
diferenças estatisticamente significativas ao nível da satisfação com o horário de trabalho. The present study was performed in an organization from hospitality industry and had as main objectives to understand as organization are capable to manage work’s and worker’s schedules, and additionally, to perceive the worker’s perspective about referred management and theirs adaptation into the work schedules. Interviews were performed into five direct superiors and fifty two workers answered questionnaires. Were enrolled workers from 5 different departments (i.e floors, pantry, kitchen, restaurant and reception), under different schedules of work. Questionnaire evaluates several aspects of perception from organizational support in time management, work/ not works interface and satisfaction with working hours. The results from the interviews suggest that all superiors yield negotiations with workers to manage work schedules. Although, the lack of workers, namely in section of restaurant and kitchen, represents a limitation in this management. Other important finding was about organizational support, which had a positive correlation with satisfaction with working hours and with satisfaction with work/ not work interface. When comparing the sections in the variables under study, it appears that there are only statistically significant differences at the level of satisfaction with working hours. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32699 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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