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TítuloGestão e adaptação aos horários de trabalho : um estudo de caso no sector hoteleiro
Outro(s) título(s)Management and adaptation to work Schedule : a case study in the hospitality sector
Autor(es)Silva, Helena Maria Rebelo
Orientador(es)Silva, Isabel Maria Soares da
Palavras-chaveHotelaria
Horários de trabalho
Satisfação com o horário de trabalho
Suporte organizacional
Interface trabalho-não trabalho
Hospitality
Work schedules
Satisfaction with working hours
Organizational support
Interface work / no work
Data2014
Resumo(s)O estudo desenvolveu-se numa organização do sector hoteleiro e teve como principais objetivos compreender, por um lado, o modo como a organização faz a gestão dos horários de trabalho e do pessoal alocado a eles e, por outro, de que modo os trabalhadores percecionam essa gestão bem como a sua adaptação ao seu horário de trabalho. Foram realizadas entrevistas às cinco chefias diretas da organização e aplicados questionários a cinquenta e dois colaboradores de diferentes secções (andares, copa, restaurante, cozinha e receção), com diferentes horários de trabalho. No questionário foram avaliados aspetos relativos à perceção de suporte organizacional na gestão do tempo de trabalho, interface trabalho-não trabalho e satisfação com o horário de trabalho. Os resultados das entrevistas revelam que todas as chefias recorrem à negociação com os colaboradores para a elaboração das escalas semanais de trabalho. No entanto, a falta de pessoal que se faz sentir, principalmente nas secções do restaurante e da cozinha, é uma das principais dificuldades referidas nessa gestão. Relativamente aos questionários verifica-se que o suporte organizacional correlaciona-se positivamente com a satisfação com o horário de trabalho e com a satisfação com a interface trabalho-não trabalho. Quando comparadas as secções nas variáveis em estudo, apenas se verifica que existem diferenças estatisticamente significativas ao nível da satisfação com o horário de trabalho.
The present study was performed in an organization from hospitality industry and had as main objectives to understand as organization are capable to manage work’s and worker’s schedules, and additionally, to perceive the worker’s perspective about referred management and theirs adaptation into the work schedules. Interviews were performed into five direct superiors and fifty two workers answered questionnaires. Were enrolled workers from 5 different departments (i.e floors, pantry, kitchen, restaurant and reception), under different schedules of work. Questionnaire evaluates several aspects of perception from organizational support in time management, work/ not works interface and satisfaction with working hours. The results from the interviews suggest that all superiors yield negotiations with workers to manage work schedules. Although, the lack of workers, namely in section of restaurant and kitchen, represents a limitation in this management. Other important finding was about organizational support, which had a positive correlation with satisfaction with working hours and with satisfaction with work/ not work interface. When comparing the sections in the variables under study, it appears that there are only statistically significant differences at the level of satisfaction with working hours.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32699
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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