Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32612
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Magalhães, Celestino | por |
dc.contributor.author | Cruz, Sara | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.contributor.author | Coutinho, Clara Pereira | por |
dc.contributor.author | Casal, João | por |
dc.contributor.author | José, Rui | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-09T11:58:00Z | - |
dc.date.available | 2015-01-09T11:58:00Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-18 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-37-6 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32612 | - |
dc.description.abstract | Os alunos que estudam temas nas áreas CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) encontram muitas vezes barreiras à compreensão de alguns conceitos complexos considerados essenciais que têm pouca motivação para superar (Adams, et al., 2013). Integrado num projeto de investigação que tem como objetivo promover a curiosidade dos alunos nas áreas CTEM através da edição criativa de vídeo, este artigo apresenta um estudo piloto que contribui para a compreensão de como a edição de vídeo por parte dos alunos pode ser integrada no currículo para motivar com criatividade e desenvolver práticas que melhorem a aprendizagem. Assim, foi organizado uma atividade de sala de aula com alunos do 12o ano de escolaridade de um curso de Artes, que envolveu a escolha de conceitos complexos pelos alunos para serem explicados através de vídeos. 18 alunos, organizados em pares, desenvolveram o storyboard colaborativamente. Os conceitos foram validados por professores das áreas disciplinares dos temas abordados. Posteriormente, e de forma autónoma, os alunos filmaram e editaram os vídeos, que foram partilhados no ecrã público da escola para gerar curiosidade e cenários de aprendizagem. Os resultados sugerem que os (i) alunos são criativos, (ii) trabalham bem colaborativamente e (iii) estão recetivos ao desafio de criarem vídeos explicativos para gerar cenários de aprendizagem sobre assuntos escolares. Concluímos ainda que os (iv) alunos são determinados e automotivados para atividades escolares que envolvam meios tecnológicos. As informações recolhidas neste estudo piloto serviram para refinar a metodologia de pesquisa para um estudo e desenvolver em grande escala. | por |
dc.description.sponsorship | Comissão Europeia (FP7) | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/317964 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Vídeo | por |
dc.subject | Currículo e tecnologias | por |
dc.subject | Aprendizagem suportada por tecnologias | por |
dc.title | Práticas educativas com a edição de vídeo: Motivar com criatividade | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
sdum.event.title | XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro "Currículo na Contemporaneidade : Internacionalização e Contextos Locais" | - |
oaire.citationStartPage | 1104 | por |
oaire.citationEndPage | 1109 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
48_2014_Celestino_et_al_ACTAS_CURRICULUM.pdf | 691,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |