Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32535

Título“Entre o amor e o ódio” : narrativas de avaliação das aprendizagens em Portugal e no Brasil
Autor(es)Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de
Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveAvaliação
Narrativas
Formação contínua de professores
Assessment
Narratives
Teacher in-service education
Data2014
RevistaRevista Teias
CitaçãoMoreira, Maria Alfredo; Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira. “ENTRE O AMOR E O ÓDIO”: NARRATIVAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM PORTUGAL E NO BRASIL, Revista Teias, 14, 27, 13-28, 2014.
Resumo(s)Tendo como aporte teórico-metodológico referenciais de formação de professores de natureza reflexiva crítica, delineamos um estudo com professoras brasileiras e portuguesas em grupo colaborativo de formação online através da escrita de narrativas de formação, que assumiram um formato de registro de memória e do cotidiano docente. O presente texto apresenta uma discussão de experiências de avaliação vividas enquanto alunas, tendo como fonte dados de socialização das narrativas num fórum online. A análise destas narrativas procura evidenciar as fontes de conhecimento relevantes para a construção da identidade profissional, mas também o modo como o conhecimento avaliativo é moldado por factores sociopolíticos e históricos que marcam os modos de ensinar e de ser professor no Brasil e em Portugal.
Building on a critical and reflexive theoretical and methodological framework for teacher education, a study with Brazilian and Portuguese teachers in a collaborative online group was carried out. They were required to write professional development narratives that would take a format of registers from memory and from their daily teaching work. The current text presents a discussion of their evaluation and assessment lived experiences, while students, taking as sources for data analysis the narratives produced and shared in an online forum. The analysis of these narratives aims at evidencing the sources of professional knowledge that are relevant for the construction of their professional identity. It also aims at describing the way that the construction of knowledge on evaluation and assessment is shaped by sociopolitical and historical factors that have an impact on the way of teaching and being a teacher in Brazil and Portugal.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32535
ISSN1518-5370
1518-5370
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1701-5115-1-PB (1).pdf362,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID