Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32507
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | por |
dc.contributor.author | Quaresma, Maria Luísa | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-08T09:02:25Z | - |
dc.date.available | 2015-01-08T09:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-19 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32507 | - |
dc.description.abstract | A escola pública vive, atualmente, imersa na tensão entre os seus propósitos democráticos e igualitários e as demandas de uma sociedade assente nos ideais do mérito e da seletividade. Num contexto de competitividade escolar e laboral e de crescente valorização da performance individual, as escolas públicas têm vindo a consagrar, nos seus projetos educativos, instrumentos e/ou momentos de consagração pública dos alunos que se destacam quer do ponto de vista académico, quer em outras dimensões da formação humana. Nesta comunicação propomo-nos fazer um mapeamento dos rituais de distinção das escolas públicas portuguesas com base nos dados recolhidos a nível nacional pela equipa do projeto Mais e Melhor Escola: A excelência académica na escola pública portuguesa (PTDC/IVC-PEC/4942/2012). No sentido de contextualizar Portugal no panorama internacional, apresentaremos o levantamento por nós levado a cabo das distintas configurações de distinção escolar num conjunto de países europeus e americanos. Como apontam as conclusões preliminares, a quase totalidade das instituições com ensino secundário em Portugal (92%) apresentam algum tipo de mecanismos de distinção ou de reconhecimento público do mérito. Contudo, nem a sua configuração nem os critérios de seleção apresentam um caracter de uniformidade, o que nos aponta para a existência de distintas conceptualizações de excelência e, assim, para a existência de margens de liberdade de cada escola em definir o seu critério de sucesso. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/132086/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Excelência | por |
dc.subject | Distinção | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.title | Configurações da distinção escolar nos planos nacional e internacional | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.coloquiolusobrasil.blogspot.pt/p/comunicacoes_11.html | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 19 - 21 Jun. 2014 | por |
sdum.event.type | other | por |
oaire.citationStartPage | 82 | por |
oaire.citationEndPage | 98 | por |
oaire.citationConferencePlace | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | por |
oaire.citationTitle | IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação - Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | por |
sdum.conferencePublication | IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação - Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Texto LLT LQ - IV Colóquio LBSE.pdf | Texto completo | 528,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |