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dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.contributor.authorQuaresma, Maria Luísapor
dc.date.accessioned2015-01-08T09:02:25Z-
dc.date.available2015-01-08T09:02:25Z-
dc.date.issued2014-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32507-
dc.description.abstractA escola pública vive, atualmente, imersa na tensão entre os seus propósitos democráticos e igualitários e as demandas de uma sociedade assente nos ideais do mérito e da seletividade. Num contexto de competitividade escolar e laboral e de crescente valorização da performance individual, as escolas públicas têm vindo a consagrar, nos seus projetos educativos, instrumentos e/ou momentos de consagração pública dos alunos que se destacam quer do ponto de vista académico, quer em outras dimensões da formação humana. Nesta comunicação propomo-nos fazer um mapeamento dos rituais de distinção das escolas públicas portuguesas com base nos dados recolhidos a nível nacional pela equipa do projeto Mais e Melhor Escola: A excelência académica na escola pública portuguesa (PTDC/IVC-PEC/4942/2012). No sentido de contextualizar Portugal no panorama internacional, apresentaremos o levantamento por nós levado a cabo das distintas configurações de distinção escolar num conjunto de países europeus e americanos. Como apontam as conclusões preliminares, a quase totalidade das instituições com ensino secundário em Portugal (92%) apresentam algum tipo de mecanismos de distinção ou de reconhecimento público do mérito. Contudo, nem a sua configuração nem os critérios de seleção apresentam um caracter de uniformidade, o que nos aponta para a existência de distintas conceptualizações de excelência e, assim, para a existência de margens de liberdade de cada escola em definir o seu critério de sucesso.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Melhor escola: A excelência académica na escola pública portuguesa.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/132086/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExcelênciapor
dc.subjectDistinçãopor
dc.subjectEscola públicapor
dc.titleConfigurações da distinção escolar nos planos nacional e internacionalpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.coloquiolusobrasil.blogspot.pt/p/comunicacoes_11.htmlpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate19 - 21 Jun. 2014por
sdum.event.typeotherpor
oaire.citationStartPage82por
oaire.citationEndPage98por
oaire.citationConferencePlaceFaculdade de Letras da Universidade do Portopor
oaire.citationTitleIV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação - Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
sdum.conferencePublicationIV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação - Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugalpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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