Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32499

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAfonso, José Antóniopor
dc.date.accessioned2015-01-07T19:05:56Z-
dc.date.available2015-01-07T19:05:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1982-7806por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32499-
dc.description.abstractNos anos finais de 1890, e tendo como detonador a Reforma do Ensino Secundário, estimulada por Jaime Moniz, em 1895, geraram-se múltiplas reações. Umas foram protagonizadas pelos diferentes setores liberais, e outras dinamizadas pelos movimentos neocatólicos, ambas, no essencial, visaram contestar diversos aspetos da Reforma. Interessa-nos dissecar os argumentos dos católicos, particularmente, por um inesperado objetivo: a urgente necessidade de instituir a disciplina de Ensino Católico. O cerne do debate residiu precisamente na retórica utilizada para legitimar essa reivindicação, que ultrapassando o mero registo de uma putativa disciplinar curricular, se embebe no âmago da intrínseca natureza da dinâmica de modernização da sociedade portuguesa.por
dc.description.abstractIn the final years of 1890 and with the detonator Reform of Secondary Education, stimulated by Jaime Moniz in 1895, were generated multiple reactions. Some were enthralled by the different sectors liberals, and other streamlined by new catholics movements, both in essence aimed to challenge various aspects of the Reformation. We are interested in dissecting the arguments of Catholics, particularly, by an unexpected goal: the urgent need to establish the discipline of Catholic Education. The crux of the debate resided precisely in the rhetoric used to justify this claim, that surpassing the mere registration of a putative disciplinary curriculum, soak up the core of the intrinsic nature of dynamic modernization of Portuguese society.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educaçãopor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectNeocatólicospor
dc.subjectLlaicizaçãopor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectSecondary educationpor
dc.subjectNeocatólicospor
dc.subjectSecularismpor
dc.subjectModernitypor
dc.titleSimulação e ofensiva : movimentações católicas e reivindicação do ensino da religião no curso liceal (Portugal, década de 1890)por
dc.title.alternativeSimulation and offensive - drives and claim of catholic teaching of religion in secondary school (Portugal, decade 1890)-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/28184/15667por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage27por
oaire.citationEndPage45por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleCadernos de História da Educaçãopor
oaire.citationVolume13por
sdum.journalCadernos de História da Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Simulação e ofensiva.pdf
Acesso restrito!
139,3 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID