Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/32341

TitleMetáforas e pensamento divergente: relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em artes e tecnologias
Author(s)David, Ana Paula
Morais, Maria de Fátima
Primi, Ricardo
Miguel, Fabiano Koich
Keywordsmetáforas
pensamento divergente
desempenho
creativity
schooling
metaphor creation
psychological assessment
creatividad
escolaridad
creación de metáforas
evaluación psicológica
Issue date2014
JournalAvaliação Psicológica
CitationDavid, A. P., Morais, M. F., Primi, R., &Miguel, F. K. (2014). Metáforas e pensamento divergente : Relação entre criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologias. Avaliação Psicológica, 13 (2), 147-156
Abstract(s)Esta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos diferentes anos e áreas. Foram aplicados o Torrance Tests of Creative Thinking e o Teste de Criação de Metáforas. Diferenças significativas foram constatadas, com superioridade para o 12º ano e AV. Tomando a área curricular, encontraram-se correlações significativas entre sucesso escolar e desempenho em metáforas e fluência, particularmente em CT. Os resultados sugerem participação da escola no desenvolvimento da criatividade nos alunos e sua valorização acadêmica. Porém, alguns questionamentos foram levantados na relação da criatividade com o desempenho escolar.
This research aimed to study creative skills in educational context. We evaluated 193 high school students from Portugal in relation to: same grade and different curriculum areas (Visual Arts – VA; Science and Technology – ST); same curriculum area and different grade (10 and 12); relationship between school performance and creative skills in different years and areas. Assessment was performed with Torrance Tests of Creative Thinking and Test of Metaphors Creation. We found significant differences, with superiority to 12th year and VA. Taking the curricular area, we found significant correlations between academic success and performance in metaphors and fluency, particularly in ST. The results suggest involvement of the school in developing creativity in students and their academic value. However, some questions were raised in relation to the creativity and school performance.
Esta investigación tuvo como objetivo estudiar la capacidad creativa en el contexto educativo. Se evaluaron 193 estudiantes de secundaria de Portugal en relación con: mismas áreas y diferentes planes de estudio de grado (Artes Visuales – AV; Ciencias y Tecnología – CT); misma área curricular y diferente grado (10º y 12º); la relación entre el rendimiento escolar y las habilidades creativas en diferentes años y áreas. Se realizaran las Pruebas de Torrance de Pensamiento Creativo y Prueba de Creación de Metáforas. Se encontraron diferencias significativas, con superioridad de 12º año y AV. Tomando el área curricular, se encontró una correlación significativa entre el éxito académico y el desempeño en metáforas y fluidez, sobretodo en CT. Los resultados sugieren la participación de la escuela en el desarrollo de la creatividad en los estudiantes y su valor académico. Sin embargo, algunas cuestiones se suscitaron en relación con la creatividad y el rendimiento escolar.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/32341
ISSN2175-3431
Publisher versionhttp://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v13n2/v13n2a02.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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