Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32306

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDomingues, Cláudiapor
dc.contributor.authorMartinho, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2015-01-05T14:07:46Z-
dc.date.available2015-01-05T14:07:46Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-8753-06-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32306-
dc.description.abstractO professor enfrenta um exigente desafio quando procura desenvolver o raciocínio matemático dos alunos em aulas exploratórias. A partir das resoluções dos alunos, após explorarem a tarefa em grupo, o professor tem a oportunidade de desenvolver o pensamento matemático dos alunos na fase de discussão coletiva. Neste capítulo são analisadas as ações de uma professora no desenvolvimento de uma aula exploratória cujo objetivo era o de construir coletivamente um argumento genérico. Os dados, utilizados nesta análise, foram recolhidos numa aula de 90 minutos, no ano letivo de 2009/2010, e fazem parte de uma investigação sobre o desenvolvimento do raciocínio matemático de alunos de uma turma de nono ano. As ações da professora de incitar a que os alunos exponham as suas ideias, de os apoiar no desenvolvimento dessas mesmas ideias, e de ampliar o seu pensamento matemático revelaram-se importantes na construção coletiva de um argumento genérico. Conclui-se que as ações da professora de ampliar surgiram, apenas, quando estabeleceu conexões entre os diferentes raciocínios matemáticos dos alunos na fase de discussão coletiva e que as ações de apoiar e de incitar foram fundamentais, durante toda a aula, para ampliar o pensamento dos alunos.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRaciocínio matemáticopor
dc.subjectArgumento genéricopor
dc.subjectAções do professorpor
dc.titleAções do professor na construção coletiva de um argumento genérico numa turma do 9.º anopor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage183por
oaire.citationEndPage214por
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
oaire.citationTitlePráticas profissionais de professores de Matemáticapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitlePráticas profissionais de professores de Matemáticapor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
P3M_Domingues_Martinho.pdf850,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID