Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31977

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGaré, Ruth Maria Rodriguespor
dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Costa epor
dc.date.accessioned2014-12-15T16:46:56Z-
dc.date.available2014-12-15T16:46:56Z-
dc.date.issued2014-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31977-
dc.description.abstractEste artigo busca empreender uma análise discursiva a partir da leitura dos documentos produzidos no Brasil e em Portugal, refletindo sobre a relação entre a formação de professores surdos e sua inserção na Educação. Uma vez que a abordagem atual é a educação bilíngue, é preciso questionar quem é esse professor que está sendo formado. Com base na análise do discurso buscar-se-á discutir à luz desses documentos, seus reflexos na formação desses sujeitos, observando como contribuem para a formação de identidades surdas e profissionais. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, que engloba a leitura de diversos trabalhos e dos documentos como, o Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa (2007), Lei 10.436/2002 (Brasil), Decreto 5626/2005 (Brasil), entre outros. Autores diversos também compõem o arcabouço teórico deste texto. Espera-se, assim, contribuir com reflexões atuais sobre a Educação de Surdos e a formação de professores Surdos e para surdos, que buscam não só propiciar o acesso à educação e oferecer igualdade de oportunidades, mas que levam em conta a singularidade surda e as questões que envolvem a formação de um profissional tão importante.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.titleFormação de professores surdos: uma análise discursiva dos documentos produzidos no Brasil e em Portugalpor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate10 - 11 Out. 2014por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage201por
oaire.citationEndPage209por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleCongresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagempor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationCongresso ISATT 2014 - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagempor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IT1.pdfDocumento principal527,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID