Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/31816

TitleTransporte a pedido: um estudo de caso em Braga
Other titlesDemand responsive transport: a case study in Braga
Author(s)Rocha, Vasco André Araújo Morgado
Advisor(s)Ribeiro, Paulo
KeywordsTransporte público convencional
Transportes públicos flevíxeis
Transporte a pedido
TUB
Braga
DRT
Public transport
Flexible public transport
Transport on demand
TUB-EM
Issue date2013
Abstract(s)Nas últimas décadas o Transporte público coletivo de passageiros tem sofrido alterações nos padrões da procura, que não foram sendo acompanhadas pela oferta, especialmente em áreas rurais ou de menor densidade populacional. Nos locais onde a procura aumentou, a oferta foi sendo tendencialmente ajustada às necessidades, uma vez que tal se justificava para garantir o melhor serviço por parte dos operadores. Porém, os operadores acabam por adotar medidas sobre a oferta, como a supressão de linhas e horários, que prejudicam a prestação de serviço público de transporte. É neste enquadramento que surgem soluções flexíveis de transporte, com o objetivo de garantir níveis de mobilidade e acessibilidade em áreas onde a manutenção do serviço convencional de transportes coletivos é pouco sustentável. O Transporte a Pedido visa resolver os problemas de viabilidade económica de um serviço público coletivo de passageiros, garantir uma redução da emissão de poluentes, essencialmente em zonas sensíveis do território, garantir maior equidade social no acesso a meios de transporte e níveis de mobilidade entre os diferentes grupos sociais. No âmbito deste trabalho é realizado um caso de estudo numa área de baixa densidade do município de Braga, mais concretamente nas zona Sudeste da coroa 3 definido no sistema tarifário da empresa que opera o Transporte público coletivo no município, designada por Transportes Urbanos de Braga - TUB. Foi efetuada uma análise ao serviço existente quanto à oferta/procura e respetiva relação entre as duas dimensões, de forma a garantir um equilíbrio entre custos e benefícios para o operador TUB. Para avaliar a hipotética utilização de um serviço flexível de transporte, de modo a incrementar a qualidade do serviço prestado na área de estudo a todos os utilizadores, mas também para garantir um equilíbrio entre custos e benefícios para o operador TUB, foi realizado um diagonóstico do serviço existente, quer ao nível da oferta, quer da procura de respetiva relação entre as duas dimensões da análise. Neste sentido, a solução que se apresenta permitirá reduzir os custos de operação, bem como a minimização do impacte ambiental na área de estudo.
Over the past decades, public transport changed in what concerns demand patterns, which wasn’t followed by the supply chain, mainly in rural or in low population areas. Areas of high passenger density improved their public transportation services and the supply follows the demand for mobility. However public transport operators decided to adopt measures based in the supply needs, and extinguished secondary routes and schedules less requested. Therefore new flexible transport solutions are needed in order to fulfill the public transport needs in dispersed settlement areas where it isn’t sustainable. Flexible public transportation services have different characteristics from conventional public transports, because there aren’t fixed routes or schedules, but even if these conditions are maintained the flexibility is assured through vehicle circulation based on request. This flexible transportation service is designated as transport on demand. Transport on demand aims to solve viability issues of cost effective public transport and to reduce carbon-dioxide emissions in areas of low passenger demand, providing social equity in the access to public transport for all social groups. This research provides a case study overview in a low-density area in Braga County (in Southeast coroa 3 area - according to tariff system from Transportes Urbanos de Braga – TUB-EM). This analysis focuses primarily on the relation between demand and supply of the existing services, in order to achieve a balance between cost and benefits for this operator. Furthermore, these strategies are a solution that pretends to reduce operational costs for TUB-EM. To evaluate the possible use of a flexible transport service, in order to increase the quality of service in the study area for all users, but also to ensure a balance between costs and benefits for the operator TUB, an evaluation was conducted existing service or the level of supply or demand for respective relationship between the two dimensions of analysis. In this sense, the solution that presents itself will reduce operating costs as well as minimizing the environmental impact in the study area.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Cidades Sustentáveis)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/31816
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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