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TítuloO impacto da responsabilidade social corporativa na avaliação da empresa e na intenção de compra do consumidor : o caso português
Outro(s) título(s)The impact of corporate social responsibility on company evaluation and consumer purchase intention : the Portuguese case
Autor(es)Teixeira, Cátia Sofia Soares
Orientador(es)Farhangmehr, Minoo
Palavras-chaveResponsabilidade social corporativa
Avaliação da empresa
Intenção de compra
Corporate social responsibility
Company evaluation
Purchase intention
Data2014
Resumo(s)Os últimos anos testemunharam mudanças fundamentais no mercado e no comportamento do consumidor. As empresas têm hoje uma presença mais global e mais social do que nunca. Os consumidores, por sua vez, tornaram-se mais exigentes, mais conectados e mais conscientes do poder que detêm. Estas transformações vieram impor a necessidade das empresas se preocuparem com o bem-estar do seu público e com as consequências das suas ações na sociedade. Assim, o presente projeto tem como principal objetivo compreender a forma como os consumidores respondem à responsabilidade social das empresas e qual o impacto desta postura na sua intenção de compra. O estudo adota uma metodologia quantitativa, sendo que a amostra é composta por 410 indivíduos, com idades iguais ou superiores a 15 anos, residentes na Região Norte de Portugal. Os resultados demonstram que as informações sobre a responsabilidade social corporativa influenciam positivamente a avaliação que o consumidor faz da empresa e a sua intenção de compra. Verifica-se ainda a existência de uma ampla sensibilização dos consumidores para o tema ambiente e, por essa razão, as ações empresariais que põem em causa a sustentabilidade ambiental diminuem significativamente a intenção de compra. Em última instância, constata-se que os motivos atribuídos pelos consumidores à responsabilidade social corporativa não têm impacto na avaliação da empresa nem na intenção de compra, ao passo que as características pessoais dos consumidores, nomeadamente o comportamento socialmente responsável e o apoio às causas, influenciam de forma significativa as respostas à responsabilidade social corporativa.
The last years have witnessed fundamental changes in marketplace and consumer behavior. Companies today have a more global and social presence than they ever had. Consumers, in turn, have become more demanding, connected and aware of the power they hold. These changes have imposed the need for companies to start caring about the welfare of their audience and the consequences of their actions on society. Therefore, the main purpose of this project is to understand how consumers respond to corporate social responsibility and the impact of that attitude on their purchase intention. The research adopts a quantitative methodology, and the sample consists of 410 individuals, with ages greater than or equal to 15 years, living in Northern Portugal. The results show that information about corporate social responsibility positively affects company evaluation and consumer purchase intention. Furthermore, with this study, it was possible to verify the existence of a broad consumer awareness for the environmental issues and, because of that, conclude that the business actions that undermine environmental sustainability significantly decrease the purchase intention of the consumer. Ultimately, it was observed that the reasons given by consumers to corporate social responsibility have no impact on the evaluation of the company or purchase intention, whereas personal characteristics of consumers, like socially responsible behavior and support of social causes, significantly influence responses to corporate social responsibility.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31732
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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