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https://hdl.handle.net/1822/31402
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Jocilene Otilia da | por |
dc.contributor.author | Freitas, Elisabete F. | por |
dc.contributor.author | Pereira, Paulo A. A. | por |
dc.contributor.author | Jacques, Maria Alice P. | por |
dc.date.accessioned | 2014-11-26T15:41:34Z | - |
dc.date.available | 2014-11-26T15:41:34Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 0873-1152 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/31402 | - |
dc.description.abstract | Os acidentes de viação apresentam uma enorme carga social e económica, que é imposta à sociedade. Portanto, o conhecimento dos fatores que afetam a probabilidade de ocorrência dum acidente tem sido um domínio de investigação de há muitas décadas, o qual está longe de se esgotar. Assim, este trabalho estuda os acidentes ocorridos em 177 interseções de três ramos inseridas nas estradas nacionais – EN´s da região norte de Portugal (2005-2010), sendo apresentada uma contribuição inicial para o desenvolvimento de modelo de previsão de acidentes (MPA), em que considera-se quatro formas funcionais diferentes do tráfego nas aproximações das interseções e difundidas no estudo da sinistralidade. As técnicas de modelação utilizadas foram: (i) Modelos Lineares Generalizados – MLG; (ii) Equações de Estimação Generalizadas – EEG e (iii) Modelos Zero Inflacionados (ZIP e ZINB), com distribuições de Poisson e binomial negativa para a componente do erro aleatório. Obteve-se duas bases de dados, uma geral e uma derivada, com os acidentes e o tráfego das interseções, sendo uma para dados longitudinais (1062 observações) e outra para dados agregados. Como resultado apenas as EEG e os MLG forneceram modelos válidos, tendo sido identificada a melhor forma funcional em ambos os casos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Acidente | por |
dc.subject | EEG | por |
dc.subject | Equações de Estimação Generalizadas | por |
dc.subject | Forma funcional | por |
dc.subject | Interseção | por |
dc.subject | MLG | por |
dc.subject | Modelos Zero Inflacionados | por |
dc.subject | Modelos Lineares Generalizados | por |
dc.subject | ZINB | por |
dc.subject | ZIP | por |
dc.title | Acidentes de viação em interseções de três ramos: estudo comparativo das formas funcionais do tráfego e das técnicas de modelação | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.civil.uminho.pt/revista/n49/pag.15-28.pdf | por |
dc.comments | http://ctac.uminho.pt/node/1942 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 15 | por |
oaire.citationEndPage | 28 | por |
oaire.citationIssue | 49 | por |
oaire.citationTitle | Engenharia civil | por |
dc.date.updated | 2014-11-13T10:35:31Z | - |
sdum.journal | Revista Engenharia Civil | por |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Artigos em Revistas Nacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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