Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31174

TítuloFormação inicial de professores em Portugal: problemas, desafios e o lugar da prática nos mestrados em ensino pós-Bolonha
Autor(es)Flores, Maria Assunção
Vieira, Flávia
Ferreira, Fernando Ilídio
Editor(es)Borges, Célia
Aquino, Orlando
Palavras-chaveFormação de professores
Bolonha
Prática pedagógica
Formadores de professores
Data2014
EditoraEditora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU)
Resumo(s)Neste texto discutimos alguns problemas e desafios atuais da formação inicial de professores, partindo de uma perspetiva internacional para uma análise mais local, através da qual evidenciamos mudanças estruturais e curriculares operadas nos cursos de formação inicial em Portugal no contexto pós-Bolonha, com especial ênfase no caso da Universidade do Minho e no modelo de estágio aí em vigor, considerarando-se que a iniciação à prática pedagógica constitui uma dimensão fulcral e também especialmente problemática da formação de professores. Os problemas identificados sinalizam, sobretudo, a necessidade de se realizarem análises mais profundas, para que as soluções a adotar sejam fundamentadas no estudo dos processos e práticas de formação. Defendemos que esse estudo deve ser sobretudo efetuado pelos formadores, articulando-se a atividade de formação com a investigação da formação e o desenvolvimento profissional dos formadores.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31174
ISBN978-85-7078-373-1
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
manuscrito.pdf
Acesso restrito!
471,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID