Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/31174
Título: | Formação inicial de professores em Portugal: problemas, desafios e o lugar da prática nos mestrados em ensino pós-Bolonha |
Autor(es): | Flores, Maria Assunção Vieira, Flávia Ferreira, Fernando Ilídio |
Editor(es): | Borges, Célia Aquino, Orlando |
Palavras-chave: | Formação de professores Bolonha Prática pedagógica Formadores de professores |
Data: | 2014 |
Editora: | Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU) |
Resumo(s): | Neste texto discutimos alguns problemas e desafios atuais da formação inicial de professores, partindo de uma perspetiva internacional para uma análise mais local, através da qual evidenciamos mudanças estruturais e curriculares operadas nos cursos de formação inicial em Portugal no contexto pós-Bolonha, com especial ênfase no caso da Universidade do Minho e no modelo de estágio aí em vigor, considerarando-se que a iniciação à prática pedagógica constitui uma dimensão fulcral e também especialmente problemática da formação de professores. Os problemas identificados sinalizam, sobretudo, a necessidade de se realizarem análises mais profundas, para que as soluções a adotar sejam fundamentadas no estudo dos processos e práticas de formação. Defendemos que esse estudo deve ser sobretudo efetuado pelos formadores, articulando-se a atividade de formação com a investigação da formação e o desenvolvimento profissional dos formadores. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/31174 |
ISBN: | 978-85-7078-373-1 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
manuscrito.pdf Acesso restrito! | 471,24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |