Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30957

TítuloGestão estratégica do conhecimento: uma proposta de formação profissional
Autor(es)Sohn, Ana Paula Lisboa
Vieira, Filipa Dionísio
Casarotto Filho, Nelson
Souza, João Artur de
Palavras-chaveProfissional do conhecimento
Gestão estratégica do conhecimento
Formação profissional
Knowledge worker
Knowledge management
Professional training
Data2013
EditoraABENGE
RevistaRevista de Ensino de Engenharia
Resumo(s)O presente artigo tem o objetivo de desenvolver uma proposta de formação profissional, no nível de Especialização, voltada para atender às demandas dos profissionais do conhecimento. Para o alcance do objetivo proposto, faz-se uma análise sobre a demanda pelas organizações de profissionais que desenvolvam processos relacionados à gestão do conhecimento. Apresenta-se uma discussão sobre habilidades necessárias ao profissional envolvido com a gestão estratégica do conhecimento. Traça-se, ainda, um panorama dos cursos de formação para os profissionais do conhecimento. E, a partir de uma análise das informações levantadas, é desenvolvida a matriz curricular do curso proposto. Recomenda-se que a matriz curricular envolva questões relacionadas a habilidades conceituais, interpessoais e técnicas. Destaca-se, por fim, a importância de um diálogo frequente entre as organizações e a academia, para que os cursos ofertados venham ao encontro das necessidades demandadas pelo mercado.
This article aims to develop a proposal for professional training as a post-degree course geared to meet the demands of knowledge workers. To achieve the proposed objective an analysis on the demand for professionals who develop processes related to knowledge management was made. It presents a discussion on the necessary skills by the professional involved with the strategic knowledge management. An overview of training courses aimed at knowledge worker is drawn and, from an analysis of the collected information, the curriculum of the proposed course is developed. It is recommended that the curriculum involves issues related to conceptual, interpersonal and technical skills. Finally, it is emphasized the importance of a regular dialogue between organizations and academia to ensure that the courses offered will meet the needs of demands by organizations.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30957
ISSN0101-5001
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CGIT - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

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