Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/30832

TitleJustiça nas organizações : um modelo tetra-dimensional
Author(s)Rego, Arménio
Carvalho, Maria Teresa
Leite, Regina Maria de Oliveira
Freire, Carla Maria Freitas da Costa
Vieira, Armando
KeywordsJustiça distributiva
Justiça procedimental
Justiça interpessoal
Justiça informacional
Comprometimento organizacional afectivo
Distributive justice
Procedural justice
Interpersonal justice
Informational justice
Affective organizational commitment
Issue date2002
PublisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
JournalRevista Psicologia: Organizações e Trabalho
Abstract(s)O estudo expõe evidência empírica atinente à dimensionalização do construto das percepções de justiça organizacional. A amostra é composta por 366 indivíduos, que foram convidados a reportar as suas percepções de justiça e os seus níveis de comprometimento afectivo. As análises factoriais confirmatórias sugerem que o modelo de quatro dimensões de justiça (distributiva, procedimental, interpessoal, informacional) se ajusta melhor aos dados do que o modelo de três dimensões (em que as vertentes interpessoal e informacional são agregadas numa mesma componente interaccional) e o de duas dimensões (as vertentes procedimentais e interaccionais foram agregadas num só factor). A consideração separada das quatro dimensões também faculta poderes explicativos superiores para o comprometimento afectivo. Os resultados sugerem que o instrumento de medida das percepções de justiça denota boas propriedades psicométricas, e que o modelo tetra-dimensional merece ser considerado mais atentamente em estudos posteriores.
This study aims at showing some empirical evidence concerning the dimensions of the organizational justice construct. A sample comprising 366 individuals was collected. They were invited to report their justice perceptions and their affective organizational commitment. The confirmatory factor analyses suggest that the four-factor model of justice (distributive, procedural, interpersonal, informational) fits the data better than the three-factor model (in which interpersonal and informational factors were aggregated in an interactional factor), and than the two-factor model (procedural and both interactional factors were aggregated in the same factor). This model also allows better predictive value for affective commitment. The findings suggest that the instrument for measuring organizational Justice perceptions has good psychometric properties, and that the four-factor model needs more careful attention in future researches.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/30832
ISSN1984-6657
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:EEG - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

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