Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30798

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dc.contributor.authorMarques, Micaelapor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2014-11-07T14:32:02Z-
dc.date.available2014-11-07T14:32:02Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30798-
dc.descriptionPublicado em : "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia", ISBN 978-989-8525-22-2por
dc.description.abstractNo quadro de políticas de partilha de conhecimento e de reformas viajantes (Steiner-Khamsi, 2012), que fazem da globalização uma nova forma de governamentalidade educacional (Azevedo, 2007; Rizvi & Lingard, 2010), analisamos a avaliação das aprendizagens, no sistema educativo português, em função de razões externas, sobretudo dos testes à larga escala (Pereyra, Kotthoff & Cowen, 2011), e de razões internas, que se prendem, essencialmente, com a análise dos efeitos da avaliação externa de escolas (Pacheco, Seabra, Morgado & van-Hattum, 2014). Através de um estudo empírico, de natureza quantitativo, com a aplicação de um inquérito por questionário a professores de matemática do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, cujos resultados apresentamos preliminarmente, indagamos de que modo o modelo de avaliação externa de escolas, que tem sido implementado em Portugal desde 2006, tem contribuído para a produção de efeitos concretos nos resultados escolares, essencialmente nas formas estandardizadas de avaliação e no reforço do teste sumativo ao nível dos professores de matemática, considerando as mudanças curriculares e pedagógicas. Por outro lado, e na discussão dos resultados empíricos, analisamos de que modo as políticas de accountability (Afonso, 2012) se convertem em mecanismos de regulação pós-burocrática, com incidência na estandardização de resultados e na desvalorização da avaliação formativa (Santiago, Donaldson, Looney&Nusche, 2012).por
dc.description.sponsorshipApoio à Edição - Fundação para a Ciência e a Tecnologia; O texto foi redigido no âmbito do Projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010,financiado por fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologiapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAvaliação externa de escolas e seus efeitos nas perspetivas curriculares e pedagógicas. Um estudo com professores de matemáticapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate11 - 13 set. 2013por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage3760por
oaire.citationEndPage3774por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleXII Confgresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
sdum.conferencePublicationXII Confgresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais


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