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https://hdl.handle.net/1822/30526
Título: | O mercado de Franchisings de serviço de obras: estudo exploratório |
Autor(es): | Leal, Nuno Henriques de Carvalho da Silva |
Orientador(es): | Nobre, Helena |
Palavras-chave: | Franchising de serviços de obras Marketing de serviços Marketing na arquitetura Franchising of construction services Services marketing Architectural marketing |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Ao longo dos anos, o sector da construção em Portugal passou de “motor da economia” para um
“sector moribundo”, onde a crise económica mais se tem feito sentir. Contudo, e apesar da crise
económica que assola Portugal, surgiu um novo produto no mercado que tem vindo a ganhar especial
relevo: empresas de franchising de serviços de obras. Desta forma, e no contexto do mercado
português, urge 1) perceber o âmbito da aplicabilidade deste modelo de negócio; 2) aferir do interesse
de técnicos, como arquitetos e engenheiros; bem como 3) analisar e avaliar a sua relevância e
impacto. Neste sentido, foi desenvolvida uma ferramenta de análise que visa resumir o conjunto de
stakeholders, relações e ações envolvidos no modelo de negócio português. Recorrendo a uma
metodologia de estudo de casos múltiplos, foram selecionadas três empresas a atuar no mercado
português. Foi elaborada uma matriz de comparação entre as várias propostas de prestação de
serviços de obra onde foram detetados vários campos de análise. Estes dados foram complementados
com dois inquéritos fechados: 1) dirigido à população em geral que poderá usufruir dos serviços
prestados pelas empresas de franchising de serviços de obras e 2) dirigido a uma população mais
específica, averiguando como um determinado grupo maioritariamente constituído por profissionais
técnicos de serviços de projetos interagem com estas empresas. Foram também realizadas entrevistas
estruturadas a master-franchisers que permitiram obter respostas concretas às questões em estudo.
Da análise dos resultados constatou-se que uma das empresas se encontra num patamar mais
avançado em termos de resultados da sua estratégia de marketing, por ser a que tem melhor
comportamento nos relacionamentos (aplicabilidade, interesse e notoriedade) entre os stakeholders do
mercado (técnicos, rede de franchising e clientes) e que as outras duas empresas têm claras
dificuldades em conquistar quota de mercado e reconhecimento, se bem que uma delas, pelas
condições vantajosas de acesso à rede de franchising seja uma aposta que rapidamente poderá trazer
retorno ao potencial franchisado. Concluiu-se por fim que o mercado português está recetivo a este
modelo de negócio, avaliando-se como interessante para os técnicos este modelo de negócio enquanto
complemento às atividades de projetista. Há, no entanto, um relativo desconhecimento por parte do
público em geral e dos técnicos sobre o que são estas empresas e quais os seus conceitos e objetivos. The last few years has borne witness to the Portuguese housing market shifting from “the economic driving force”” to that of a dying industry, where the economic crises has been felt the most. Despite this, a new “industry” has been gaining special importance: the construction services franchise. This way and in the Portuguese market context, it’s important to 1) understand how this new business model can be applied; 2) engage the interest of professionals like engineers and architects, as well as 3) analyze and access its importance and impact. Bering this in mind, a new analyses tool has been developed that aims to summarize the set of stakeholders, relationships and actions within the Portuguese business model. Based on the multiple case study methodology, three companies working in the Portuguese market have been selected. A comparison matrix was created based on the different proposals of construction services provision in which were detected several fields of analysis. This data was supplemented with two close end surveys to: 1) the general population that can benefit from the services of construction services franchising and 2) the companies targeting a more specific population looking at how a particular group, mainly consisting of professionals such as architects and engineers, interact with these companies. Master-franchisers structured interviews were also conducted which enabled us to achieve concrete answers to the research questions. Findings indicated that one of the companies was in best shape in terms of its marketing strategy outcomes, namely in its relationship behavior (application, engagement and relevance) among market stakeholders (architects and engineers, franchising network and customers). In contrast the other two companies showed difficulties in gaining market share and recognition, although one of them has clearly better conditions in accessing to the franchise network, which is a option that can quickly bring back benefits to the potential franchisee. It was finally concluded that the Portuguese market is receptive to this new business model; and it was rated as interesting this business model for architects and engineers as a complement of their activities as designer developers. We have also concluded that there was still a relative lack of knowledge by the public involved with this activity, such as architects and engineers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30526 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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