Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/30514

TitleInteligência social em jovens: influência da região de residência
Other titlesSocial intelligence in adolescence: influences of the residential area
Author(s)Pereira, Sofia Maria Morgado
Advisor(s)Taveira, Maria do Céu
KeywordsInteligência social
Resolução de problemas sociais
Desenvolvimento social
Social intelligence
Social problem-solving
Social development
Issue date2014
Abstract(s)O objetivo deste estudo foi testar se a região de residência tem impacto significativo nos scores obtidos nos diferentes índices da Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS, Candeias, 2007): resolução de problemas sociais, e motivação, autoconfiança, e familiaridade relacionadas com a resolução de situações sociais. Participaram neste estudo 794 adolescentes (414 do sexo feminino, 380 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos de idade (M = 14.9, SD = 1.62), a frequentar o 8º, 10º e 11º ano de escolaridade, em escolas básicas e secundárias distribuídas pelo país, nas zonas norte, centro e sul de Portugal. Os resultados obtidos apontam para a existência de um efeito multivariado da região de residência nos scores obtidos. O índice de motivação para a resolução de situações sociais parece variar significativamente quando se comparam os alunos do norte e do centro do país. Estas diferenças podem ser explicadas através da complexidade das experiências sociais dos participantes, promovidas pela família e pela escola.
The purpose of this study is to test the impact of the variable residential area on the scores obtained in the different indices of the Cognitive Social Intelligence Test (PCIS, Candeias, 2007): social problem solving, and motivation, confidence and familiarity related with social problem solving. Participants were 794 teenagers (414 girls and 380 boys) with ages between 11 and 18 years old (M = 14.9, SD = 1.62), attending the 8th, 10th and 11th grades at schools from north, center and south of Portugal. The results indicate the presence of a multivariate effect of the variable residential area on the dimensions of the PCIS. It was found a univariate effect on the dimension motivation in social problem solving. Follow-up analysis showed statistically significant differences between the scores of motivation in social problem solving of the participants of the north and center of the country. The results can be explained by the differences in the complexity of social experiences promoted in family and school.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/30514
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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