Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30502

TítuloEfeito da supressão articulatória em tarefas de esquecimento dirigido
Outro(s) título(s)Effect of articulatory suppression on directed forgetting tasks
Autor(es)Campelo, Joana Baptista
Orientador(es)Albuquerque, Pedro Barbas
Palavras-chaveEsquecimento dirigido
Método do item
Repetição seletiva
Supressão articulatória
Paradigma DRM
Directed forgetting
Word method
Selective rehearsal
Articulatory suppression
DRM paradigm
Data2014
Resumo(s)O paradigma do esquecimento dirigido tem sido estudado através do método do item e do método da lista. A ocorrência de esquecimento dirigido traduz-se numa maior recordação da informação seguida da instrução para recordar, relativamente à informação associada à instrução para esquecer. Estes resultados parecem ser uma consequência da repetição seletiva da informação que queremos manter na memória e que associamos à instrução para recordar. Neste estudo aplicamos o método do item a listas de palavras (associadas e não associadas) manipulando, simultaneamente, uma tarefa de supressão articulatória, para inibirmos a repetição seletiva das palavras associadas à instrução recordar e analisarmos o alcance desta estratégia na explicação do método. Os resultados dos nossos estudos mostraram que a supressão articulatória reduz a capacidade de recordação das palavras apresentadas. Nas listas de associados convergentes a supressão articulatória não produziu efeitos no esquecimento dirigido. Todavia nas listas com palavras não associadas, o efeito do esquecimento dirigido foi obtido na condição sem supressão articulatória e não se registaram diferenças na condição com supressão. Estes resultados suportam a hipótese de que a repetição seletiva é a explicação para as diferenças encontradas no esquecimento dirigido.
The paradigm of directed forgetting has been studied through the item and the list method. The occurrence of directed forgetting reveals a better memory for information followed by the instruction to remember compared with the instruction to forget. These results seems to be a consequence of selective rehearsal of information associated with the instruction to remember and that we want to maintain in memory. In this study we apply the item method to lists of words (associated and non-associated) manipulating, simultaneously, an articulatory suppression in order to avoid selective repetition of words associated with the remember instruction. Results showed that: (1) the articulatory suppression reduces the ability to recall the presented words; (2) directed forgetting with lists of associated words show no effect in the condition articulatory suppression; (3) with no suppression condition applied to non-associated words the effect of directed forgetting was obtained, and also that the effect is absent in the suppression condition. Our results support the hypothesis that the directed forgetting effect is due to selective rehearsal of to-be-remembered words.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30502
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Baptista Campelo.pdf6,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID