Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30495

TítuloProjeto FOSTER: facilitar a formação e a disseminação das práticas de ciência aberta na Europa
Autor(es)Carvalho, José
Rodrigues, Eloy
Príncipe, Pedro
Palavras-chaveOpen Access
Open data
Open science
Formação
FOSTER
Data6-Out-2014
Resumo(s)Este poster apresenta o projeto FOSTER (www.fosteropenscience.eu), acrónimo de Facilitate Open Science Training for European Research, uma iniciativa europeia coordenada pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e que tem por objetivo promover, através de formação e disseminação, o conhecimento e as práticas de Acesso Aberto, Dados Abertos e Ciência Aberta, junto de todos os participantes do Espaço Europeu de Investigação (EEI). A estratégia do projeto FOSTER combina diferentes métodos e atividades de formação, desde a formação presencial, o uso de e-learning e autoaprendizagem, tentando atingir o maior número de participantes no EEI e acomodar as diferentes necessidades e práticas de formação nos vários países e disciplinas científicas. Para suportar a estratégia definida no âmbito do projeto, está a ser desenvolvido um portal que agrega conteúdos sobre os diversos temas relevantes (Open Access; Open Data; Open Science; Políticas; Copyright; etc…) que serão reutilizados no contexto dos cursos de formação presencial e online disponibilizados. Das atividades previstas, foi já terminada uma primeira candidatura para o financiamento de cursos com organizadores locais, tendo sido recebidas 45 propostas. Foram selecionadas 19 propostas de 14 países, incluindo uma em Portugal, integrada na 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto. Sendo um dos critérios de seleção o potencial de multiplicação, as 19 propostas de cursos cumpriram perfeitamente esse requisito pois correspondem a 66 iniciativas de formação por toda a Europa. Está prevista uma nova fase de candidaturas ao financiamento de cursos de formação para outubro de 2014 que visa identificar novas iniciativas a desenvolver em 2015. Além dos cursos financiados diretamente, estão já a ser planeadas algumas iniciativas apoiadas pelo projeto em vários locais da Europa que visam a sensibilização da comunidade (alunos, investigadores, gestores de projetos, gestores de ciência, financiadores e responsáveis institucionais) para a relevância da Ciência Aberta. Estão previstos cinco cursos de formação a distância, permitindo a frequência de uma comunidade maior e de diversos locais, tornando a mensagem do projeto mais abrangente. A participação da comunidade no projeto FOSTER pode ser concretizada de diversos modos. Por um lado, através do contributo ou sugestão de conteúdos de aprendizagem relacionados com a temática do projeto, fazendo com que esses conteúdos fiquem disponíveis no Portal FOSTER, devidamente organizados e disponibilizados para reutilização e possível melhoria pela restante comunidade. A organização de cursos relacionados com a temática do projeto, envolvendo os formadores do FOSTER, é outra das formas de envolvimento da comunidade ,. Neste contexto, os interessados podem ainda tornar-se formadores FOSTER para poderem replicar nas suas instituiçõeso os cursos propostos, ou desenvolvendo novos cursos à medida das necessidades de cada contexto. Finalmente, a participação da comunidade pode efetivar-se na inscrição nos cursos previstos no projeto, quer seja na modalidade presencial ou a distância. O FOSTER terá particular enfoque no apoio ao cumprimento das políticas e regras de participação relacionadas com o Acesso Aberto estabelecidas pela Comissão Europeia para o Horizonte 2020 (http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/what-horizon-2020). No programa quadro H2020 todas as publicações com financiamento europeu terão de ser depositadas em repositórios e ficar disponíveis em Acesso Aberto, com eventuais períodos de embargo a não poderem exceder os 6 ou 12 meses (para as ciências sociais e humanas). O FOSTER, é um projeto financiado no âmbito do 7º programa-quadro, com início em fevereiro de 2014 e duração de 24 meses, coordenado pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e com a participação de mais doze instituições: Georg-August-Universitaet Goettingen Stiftung Oeffentlichen Rechts, Danmarks Tekniske Universitet, Stichting eIFL.net, SPARC-Europe, Stichting LIBER, University of Glasgow – DCC, Technische Universiteit Delft, The Open University UK, ICM – Uniwersytet Warszawski, Consortium Universitaire de Publications Numériques Couperin, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, University of Edinburgh – DCC.
TipoPoster em conferência
DescriçãoPoster apresentado na "5ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto", Coimbra, Portugal, 06-08 de outubro de 2014
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30495
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:USDB - Comunicações

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