Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30479
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Micaela | por |
dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.date.accessioned | 2014-10-10T13:55:58Z | - |
dc.date.available | 2014-10-10T13:55:58Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 1413-0963 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/30479 | - |
dc.description.abstract | [Excerto] Com a profusão de colóquios nacionais e internacionais sobre educação, ditados pelas mais diversas razões, onde a questão da produtividade académica assume uma certa imperatividade, a formação de professores é uma das áreas mais abordadas. Tendo como ponto de análise documental as duas recentes edições do Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, realizados em 2010, no Porto, e, em 2012, em Minas Gerais, para além do levantamento de alguns estudos empíricos mais recentes elaborados em Portugal, o texto incide na análise quer da relação epistemológica entre Estudos Curriculares, Didática e Formação Docente, quer da ressignificação do trabalho docente através da globalização e das suas políticas de partilha de conhecimento, de prestação de contas e de avaliação externa. Porque os autores têm em curso um projeto de pesquisa sobre avaliação externa de escolas, em Portugal, o texto reflete as incidências dessa avaliação no trabalho docente, sobretudo quando se constata o efeito da neotecnocracia nas práticas curriculares, bastante visível na existência de uma burocracia curricular. O texto inclui três pontos: formação de docentes, currículo e didática; formação de docentes, globalização e avaliação externa; produção académica em contextos de formação docente. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/PTDC%2FCPE-CED%2F116674%2F2010/PT | - |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.title | Produção académica sobre docência: uma análise centrada num olhar da avaliação externa de escolas | por |
dc.title.alternative | Academic production on teaching: an analysis in a focused look at the external evaluation of schools | eng |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.intermeio.ufms.br/ojs/index.php/intermeio | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 13 | por |
oaire.citationEndPage | 25 | por |
oaire.citationIssue | 38 | por |
oaire.citationTitle | Intermeio | por |
oaire.citationVolume | 19 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Intermeio | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Producao Academica sobre docencia.pdf Acesso restrito! | 126,2 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |