Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30479

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Micaelapor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2014-10-10T13:55:58Z-
dc.date.available2014-10-10T13:55:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1413-0963por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30479-
dc.description.abstract[Excerto] Com a profusão de colóquios nacionais e internacionais sobre educação, ditados pelas mais diversas razões, onde a questão da produtividade académica assume uma certa imperatividade, a formação de professores é uma das áreas mais abordadas. Tendo como ponto de análise documental as duas recentes edições do Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, realizados em 2010, no Porto, e, em 2012, em Minas Gerais, para além do levantamento de alguns estudos empíricos mais recentes elaborados em Portugal, o texto incide na análise quer da relação epistemológica entre Estudos Curriculares, Didática e Formação Docente, quer da ressignificação do trabalho docente através da globalização e das suas políticas de partilha de conhecimento, de prestação de contas e de avaliação externa. Porque os autores têm em curso um projeto de pesquisa sobre avaliação externa de escolas, em Portugal, o texto reflete as incidências dessa avaliação no trabalho docente, sobretudo quando se constata o efeito da neotecnocracia nas práticas curriculares, bastante visível na existência de uma burocracia curricular. O texto inclui três pontos: formação de docentes, currículo e didática; formação de docentes, globalização e avaliação externa; produção académica em contextos de formação docente.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/PTDC%2FCPE-CED%2F116674%2F2010/PT-
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleProdução académica sobre docência: uma análise centrada num olhar da avaliação externa de escolaspor
dc.title.alternativeAcademic production on teaching: an analysis in a focused look at the external evaluation of schoolseng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.intermeio.ufms.br/ojs/index.php/intermeiopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage13por
oaire.citationEndPage25por
oaire.citationIssue38por
oaire.citationTitleIntermeiopor
oaire.citationVolume19por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalIntermeiopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Producao Academica sobre docencia.pdf
Acesso restrito!
126,2 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID