Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/30453
Title: | A comunicação ao serviço da promoção dos territórios : o caso da CIM do Ave |
Other titles: | Communication at the service of territories promotion : the case of CIM do Ave |
Author(s): | Carmo, Cristiana Sampaio Simões do |
Advisor(s): | Ribeiro, Silvana Mota |
Keywords: | Marketing territorial Comunicação pública Associativismo municipal Instituições públicas Place marketing Public communication Municipal associativism Public institutions |
Issue date: | 2014 |
Abstract(s): | O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da
Comunicação, apresenta uma análise ao trabalho desenvolvido na Comunidade Intermunicipal
do Ave (CIM do Ave), uma instituição pública que atua ao nível do desenvolvimento integrado e
competitivo da região do Vale do Ave onde, durante cinco meses, desempenhei funções nas
mais diversas vertentes da Comunicação.
O propósito fundador desta organização passa por constituir no território do Ave um
espaço de excelência com capacidade de desenvolver uma nova conjugação de recursos que
respondam aos desafios de competitividade, coesão e sustentabilidade.
As comunidades intermunicipais assumem cada vez mais um papel de destaque no que à
matéria do desenvolvimento territorial diz respeito, na medida em que também delas depende a
criação de fatores de diferenciação e a conjugação dos esforços das autarquias para potenciar a
competitividade e produtividade das sub-regiões em que se inserem.
É inegável a importância que a comunicação assume em todo este processo de
posicionamento do território. Com o presente trabalho pretende-se avaliar até que ponto as
estratégias de comunicação têm sido uma mais valia para a promoção do Vale do Ave e de que
forma têm contribuído para a valorização desta sub-região portuguesa. The following internship report performed in the context of the Communication Science Master’s Degree, presents the work developed in the Inter-Municipal Community of Ave (CIM do Ave), a public institution that performs at the level of competitive and integrated development of the Vale do Ave region; where for five months, I elaborated functions in a wide range of institutional communication areas. The founding purpose of CIM do Ave is to create in the Ave territory an area of excellence with the ability to develop a new combination of resources to meet the challenges of competitiveness, cohesion and sustainability for this portuguese region. The Inter-Municipal Communities are becoming increasingly prominent as regards regions development, as they’re responsible to create differentiating factors and to gather the municipalities’ efforts in order to promote the regions about them directly. It is undeniably the importance of communication in all this process of territories’ affirmation. This report intends to evaluate to what extent communication strategies have contributed to promote Vale do Ave and to enhance this portuguese region. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências de Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30453 |
Access: | Restricted access (UMinho) |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cristiana Sampaio Simões do Carmo.pdf Restricted access | 8,17 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexos CD.zip Restricted access | 152,57 MB | Unknown | View/Open |