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TítuloA comunicação ao serviço da promoção dos territórios: o caso da CIM do Ave
Outro(s) título(s)Communication at the service of territories promotion: the case of CIM do Ave
Autor(es)Carmo, Cristiana Sampaio Simões do
Orientador(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chaveMarketing territorial
Comunicação pública
Associativismo municipal
Instituições públicas
Place marketing
Public communication
Municipal associativism
Public institutions
Data2014
Resumo(s)O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação, apresenta uma análise ao trabalho desenvolvido na Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), uma instituição pública que atua ao nível do desenvolvimento integrado e competitivo da região do Vale do Ave onde, durante cinco meses, desempenhei funções nas mais diversas vertentes da Comunicação. O propósito fundador desta organização passa por constituir no território do Ave um espaço de excelência com capacidade de desenvolver uma nova conjugação de recursos que respondam aos desafios de competitividade, coesão e sustentabilidade. As comunidades intermunicipais assumem cada vez mais um papel de destaque no que à matéria do desenvolvimento territorial diz respeito, na medida em que também delas depende a criação de fatores de diferenciação e a conjugação dos esforços das autarquias para potenciar a competitividade e produtividade das sub-regiões em que se inserem. É inegável a importância que a comunicação assume em todo este processo de posicionamento do território. Com o presente trabalho pretende-se avaliar até que ponto as estratégias de comunicação têm sido uma mais valia para a promoção do Vale do Ave e de que forma têm contribuído para a valorização desta sub-região portuguesa.
The following internship report performed in the context of the Communication Science Master’s Degree, presents the work developed in the Inter-Municipal Community of Ave (CIM do Ave), a public institution that performs at the level of competitive and integrated development of the Vale do Ave region; where for five months, I elaborated functions in a wide range of institutional communication areas. The founding purpose of CIM do Ave is to create in the Ave territory an area of excellence with the ability to develop a new combination of resources to meet the challenges of competitiveness, cohesion and sustainability for this portuguese region. The Inter-Municipal Communities are becoming increasingly prominent as regards regions development, as they’re responsible to create differentiating factors and to gather the municipalities’ efforts in order to promote the regions about them directly. It is undeniably the importance of communication in all this process of territories’ affirmation. This report intends to evaluate to what extent communication strategies have contributed to promote Vale do Ave and to enhance this portuguese region.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências de Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30453
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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Cristiana Sampaio Simões do Carmo.pdf
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