Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30414

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendonça, Adrianapor
dc.contributor.authorGomes, Maria Joãopor
dc.date.accessioned2014-10-07T14:57:39Z-
dc.date.available2014-10-07T14:57:39Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30414-
dc.description.abstractEste artigo resulta de uma Investigação-Ação em curso, cujo objetivo é contribuir para um aperfeiçoamento das atividades de supervisão de estágios pedagógicos, recorrendo a um espaço na plataforma Moodle, com o qual se pretende potenciar a colaboração, interacção e partilha de conhecimento. Pretende-se introduzir no estágio pedagógico das licenciaturas da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) que formam futuros professores, o trabalho com recurso a ambientes virtuais de aprendizagem, com o intuito de dotar os estagiários de competências que possam ser potenciadas ao longo de toda a sua vida profissional. Este texto apresenta e discute dados referentes à caracterização dos conhecimentos, condições de acesso, práticas de uso e perspetivas sobre a utilização profissional das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por parte dos supervisores pedagógicos da Uni-CV, tendo ficado patente que estes são utilizadores e possuem bons conhecimentos das Tecnologias de Informação e Comunicação e que gostariam de aumentar os seus conhecimentos nestes domínios, particularmente tendo em vista o recurso a ambientes virtuais de apoio aos estágios.por
dc.description.abstractThis paper results from an ongoing Action-Research which aims to contribute to the improvement of the supervision of teaching practice, using a learning management system (Moodle) to enhance collaboration, interaction and knowledge sharing. It is intended to have the students of the Teaching and Education degrees of the University of Cape Verde (Uni-CV) working with virtual learning environments, to provide these trainee teachers lifelong skills to be potentialised throughout their professional career. This paper presents and discusses data related to knowledge characterisation, access conditions, practices of use and perspectives for the professional use of Information and Communications Technologies (ICT) by pedagogical supervisors of Uni-CV. It was manifest that these supervisors are users with good degree of knowledge about ICT and that they would like to increase their knowledge, particularly in virtual environments to support teaching training.eng
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi apoiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Programa Ciência Global – Referência: SFRH / BD / 51465 / 2011por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectMoodlepor
dc.subjectSupervisorespor
dc.subjectTeaching practicepor
dc.subjectSupervisorspor
dc.subjectEducação onlinepor
dc.subjecte-learningpor
dc.titleOs supervisores de estágio pedagógico da Universidade de Cabo Verde e as tecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate15 - 16 jul. 2013por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage345por
oaire.citationEndPage358por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleVIII Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação – Challenges 2013por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationVIII Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação – Challenges 2013por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Adriana- MJG-repositoriUM.pdf169,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID