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TítuloProposta de criação de uma rota de vinho verde no município de Guimarães
Autor(es)Freitas, Rita Daniela Pereira de
Orientador(es)Sarmento, João Carlos Vicente
Palavras-chaveEnoturismo
Rotas de vinhos
Identidade
Sistemas de condução da vinha
Guimarães
Wine tourism
Wine routes
Identity
Working systems of the vines
Data2014
Resumo(s)O Grand Tour originou, o que hoje, se conhece como turismo. A crescente importância atribuída ao tempo dispensado em lazer/férias, é o reflexo das várias alterações na sociedade. Uma sociedade que massificou certas formas de fazer turismo, e em consequência disso mesmo, despertou o aparecimento de nichos. O enoturismo é um turismo de nicho, capaz de estimular a ligação entre o vinho e o turismo, relacionando-a com uma cultura antiga e ancestral (Inácio, 2008). Capaz de pôr à prova os cinco sentidos do turista, o paladar pela prova do vinho, o olfato pelo cheiro da terra, das uvas e do vinho, o tato, pela experiência de pisar as uvas, a visão, pelo desfruto da paisagem e da cor do próprio vinho e por último a audição, que pode ser o tilintar das garrafas, ou do líquido a cair sobre o copo. (Getz, 2000 in Brás, 2010). A união destas experiências é maioritariamente conhecida no formato de rotas de vinho, consideradas como instrumentos de divulgação e organização do enoturismo (Costa & Dolgner, 2002). Nesta dissertação, foi definido como objetivo principal a proposta de criação de uma rota de vinho verde no município de Guimarães, resultante da conjugação da investigação teórica e de trabalho de campo. São propostas duas rotas, uma à escala da região, a rota de município, ancorada na amostra estudada de produtores de vinho, no sentido de explorar os seus serviços. Outra, à escala da parcela, a rota pedestre, desenvolvida em duas freguesias do município com a intenção de reconhecer elementos identitários do território, nomeadamente os sistemas de condução da vinha (Lavrador, 2011). Estes sistemas, são igualmente identificados na rota do município. Como um dos objetivos desta dissertação, pretende-se ainda entender a viabilidade da rota proposta, ao nível dos transportes públicos, com base nas empresas TUG (Transportes Urbanos de Guimarães) e Arriva.
The Grand Tour originated what today is known as tourism. The growing importance attached to time spent in leisure / holiday, is the reflection of the various changes in society. A society that intensified certain forms of doing tourism and, as a result, even ignited the emergence of niche markets. The Wine tourism is a niche type of tourism, able to stimulate the connection between wine and tourism, linking it to an ancient and ancestral culture (Inácio, 2008). Capable to test the five senses of the tourist, the sense of taste by the test of wine, the sense of smell by the smell of the earth, the grapes and the wine, the sense of touch by the experience of treading the grapes, the view by enjoy the landscape and color of the wine itself and finally the hearing, which may be the clink of the bottles, or the liquid falling into the glass (Getz, 2000 in Brás, 2010). The union of these experiments is regularly known in the format of wine routes, regarded as the instruments of dissemination and organization of the Wine Tourism (Costa and Dolgner, 2002). In this dissertation, the main objective was set to be the proposal to create a route of white wine in the city of Guimarães, resulting from the combination of theoretical research and field work. Two routes are proposed, one focused in the region’s scale, the cityroute, anchored in the sample investigated of wine producers, focusing on exploiting their services, and another proposal is centered in a micro scale, the pedestrian route, which is developed in two parishes of the city, with the intent of recognizing identity elements of the territory, including the working systems of the vine (Farmer, 2011). These systems are also identified on the route of the city. Another aim of this dissertation is to understand the feasibility of the proposed route, in terms of public transportation, based on the following companies: TUG (Guimarães Urban Transports) and Arriva.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Geografia (área de especialização em Planeamento e Gestão do Território)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30412
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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