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https://hdl.handle.net/1822/30395
Título: | Implementação de um sistema de abastecimento unidade a unidade a linhas de montagem na produção automóvel |
Outro(s) título(s): | Implementation of a unitary supply system for a car assembly line |
Autor(es): | Lourenço, Duarte Dias Vieitas |
Orientador(es): | Sousa, Rui M. |
Palavras-chave: | Set parts to supply Picking Supermercado Mizusumashi Layout Supermarket |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A presente dissertação é o resultado do projeto desenvolvido num contexto industrial, no âmbito do 5º
ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, juntamente com a empresa Toyota
Caetano Portugal, S.A. Este trabalho enquadra-se no objetivo geral da empresa, que consiste em
passar da produção em lotes de 5 unidades para a produção em lotes unitários.
Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre temas pertinentes relativos ao tema em questão e
posteriormente procedeu-se à análise e diagnóstico na empresa. Esta análise serviu para comprovar a
necessidade de alterar a forma de abastecimento, de lote para unidade a unidade. A empresa não
possuía condições para realizar um abastecimento baseado no heijunka, ou seja, produção nivelada
pelo facto de não possuir os transportadores apropriados, as zonas de picking terem um espaço
reduzido e não possuir um horário de abastecimento. Isto fazia com que a linha produzisse em lotes de
5 unidades.
Após esta constatação, foram desenvolvidas algumas técnicas para proporcionar a alteração da forma
de abastecimento, tais como: análise de peças por posto; posição das mesmas no bordo de linha;
projeto dos transportadores e caixas de transporte; reformulação de layouts do bordo de linha, bem
como das áreas de picking; organização de rotas e definição de horários de abastecimento.
Após todos os trabalhos de preparação para a implementação do sistema de abastecimento unidade a
unidade, foram feitos ensaios no sentido de verificar a operacionalidade e eficácia da solução
desenvolvida. Verificou-se que era necessário alguns transportadores e pessoal afeto ao abastecimento,
pelo facto deste precisar de mais tempo para executar as novas tarefas.
O abastecimento unitário foi implementado na íntegra, com exceção da zona de montagem final por
estar fora dos objetivos do plano de trabalho. Posteriormente a equipa Logistic Kaizen Team, iria
trabalhar nessa parte da linha e com isso conseguir implementar o heijunka. Em termos de resultados,
salienta-se o facto de a empresa possuir um abastecimento versátil, um bordo de linha melhor
organizado e planos de abastecimento bem definidos. This paper report’s the result of a project developed in industrial context, for the 5th year of the Industrial Engineering and Management Master Degree. This project was developed in the company Toyota Caetano Portugal, S.A., with the objective of applying a unitary supply system to a line of car production. A bibliographic review of relevant topics related to the theme in question was performed and then proceeded to the analysis and diagnosis at the company. This analysis served to prove the inability of the company to supply the production line unit by unit instead of supply by batch. The company didn’t have conditions to realize a supply through “heijunka” due to the lack of the appropriate carriers, too small picking zones and undefined time to supply. After this observation, some techniques have been developed to provide reshaping of the supply system, such as: analysis of parts per station; position of the pieces in the side line; projection of the transport devices and shipping boxes; redesign of the side lines layouts as well as the picking areas; organization of routes; definition of supply schedules. After all the preparation for the supply system unit per unit implementation, “trials” were made to verify the operability and diagnose which aspects need improvement. It was found that some adjustments were needed related to the transport devices and also to the workers affected to the supply chain by the fact that it requires more time. The new supply system was fully implemented, except the final assembly that is outside of the internship plan. Later on the“Logistic Kaizen Team” will work in that part of the line and that will able them to manage the heijunka implementation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30395 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
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