Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30285

TítuloAvaliação e valorização do potencial educativo de geossítios no Geoparque Terras de Cavaleiros
Autor(es)Oliveira, Ângela Maria Rosa
Orientador(es)Simões, P. P.
Data2014
Resumo(s)A elevada diversidade geológica do concelho de Macedo de Cavaleiros, bem como a enorme complexidade associada aos processos que lhe deram origem, dificultam o reconhecimento da sua importância por parte do público em geral. Neste aspeto reside a enorme necessidade de consciencializar a população geral, particularmente em idade escolar acerca da importância desta geodiversidade. Apelar à sensibilização do público sobre esta temática, é uma tarefa fundamental no sentido de alertar para a necessidade de proteção e valorização do património geológico local, e que deve ter início nas escolas, envolvendo alunos e professores. Dada a diversidade geológica da região de Macedo de Cavaleiros, é necessária a implementação de estratégias de geoconservação, com o intuito de preservar, promover e proteger o seu património. O presente trabalho consiste na avaliação e valorização do património geológico de Macedo de Cavaleiros, quanto ao seu valor didatico. Com base nos 42 geossítios inventariados na área em estudo, procedeu-se à avaliação do potencial educativo inerente a cada um dos locais, com base numa metodologia composta por 10 critérios (potencialidade didática, diversidade geológica, condições de observação, deterioração de conteúdos, acessibilidade, segurança, infraestrutura logística, densidade populacional, associação com outros valores e beleza cénica). Apenas um geossítio possui valor educativo inferior a 50% (Bur1 - Microgranito de Burga, com 42,5%). Os três geossítios com valor educativo mais elevado são: Lag1 – Gnaisses de Lagoa (77,5%), Pod2 – Fraga da Pegada (75%) e Mor1 – Gabros de Sobreda (71,25%). As propostas de valorização didática desenvolvidas no presente trabalho são dirigidas a alunos do ensino secundário, e consistem na realização de dois percursos geológicos, com base no trabalho de campo realizado e na avaliação do potencial didático dos geossítios analisados. As atividades propostas aos alunos, no âmbito dos percursos, foram desenvolvidas de acordo com uma metodologia, que considera que estas se devem desenrolar sequencialmente, ao longo de três etapas principais (etapa de pré-viagem, saída de campo e etapa de pós-viagem). Tendo por base a referida metodologia, foram desenvolvidos materiais que complementam as atividades práticas, e se enquadram devidamente nas suas diferentes etapas de execução. Estes materiais desenvolvidos são dirigidos a alunos e professores e destinam-se a auxiliar os vários intervenientes nas saídas de campo.
The high geological diversity of Macedo de Cavaleiros city, as well as the enormous complexity associated to the geological processes that originated them, difficult the recognition of its meaning by the public. In this aspect resides a necessity to awareness the population, especially at schools, about the importance of this geodiversity. It's a fundamental task to appeal the sensibilisation of the population in order to warn about the importance of protection and valorization of the geological local heritage that must starts at schools, involving students and teachers. The implementation of geoconservation strategies is needed due the geological diversity of Macedo de Cavaleiros, with the intention to preserve, promote and protect its patrimony. This work consists on the evaluation and valorization of the geological heritage of Macedo de Cavaleiros, about its didactic value. Based on the 42 geosites inventoried in the area in study we proceeded to the evaluation of the educational potential inherent to each one of the locals based on a methodology composed by 10 criteria (didactic potential; geological diversity; conditions of observing; deterioration of the contents; accessibility; security; logistic infrastructures; population density; association with other values and scenic beauty). From all the 42 geosites inventoried, only one has a educational value below 50% (Bur1 –Burga microgranite, with 42.5%) The three geosites with higher educational value are Lag1 – Lagoa gneisses (77.5%), Pod2 - Fraga da Pegada (75%) and Mor1 – Sobreda gabbros (71.25%). The proposed didactic valorizations developed on the present work are directed to high school students and consists on the realization of two geological pathways, based on the field work performed and in the evaluation of the didactic potential of the analyzed geosites. The activities proposed to the students, on the ambit of the pathways, were developed adopting a methodology that considers that these should take place sequentially according to three main steps (preparatory unit; field-trip and summary unit). Based on the referred method were developed materials that complement the practical activities that fits properly in their different steps of execution. These developed materials are directed to students and teachers and are intended to assist the various stakeholders in the field trips.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Património Geológico e Geoconservação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30285
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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