Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30148
Título: | O uso da WebQuest nas aulas de História e de Geografia para a promoção de competências nos alunos : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade |
Autor(es): | Pires, Regina Soraia Pereira |
Orientador(es): | Barca, Isabel |
Palavras-chave: | Construtivismo Competências Aprendizagem História História Tecnologias de informação e comunicação WebQuest Constructivism Competences Learning History Geography Information and communication technology |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Este Relatório é o resultado da implementação de um projeto de Investigação
Pedagógica que procura perceber as potencialidades do recurso a WebQuest para a
promoção de competências em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de
História e Geografia. Para tal, foram elaboradas de raiz duas WebQuest a serem
realizadas pelos alunos em grupos de pares, e que deveriam resultar na elaboração de
um texto, onde fosse possível perceber se o recurso a este tipo de atividades promove o
desenvolvimento de competências e a construção de conhecimento. Este projeto foi
realizado com uma turma do 9º ano de escolaridade e as temáticas abordadas foram a
Revolução do 25 de Abril, no âmbito da disciplina de História e a Desflorestação, no
que concerne à disciplina de Geografia.
Seguindo uma abordagem de investigação-ação os resultados finais produzidos,
bem como todos os dados recolhidos durante o desenvolver das tarefas, foram alvo de
uma reflexão que servirá, antes de mais, para uma auto formação profissional
sistemática e consistente, bem como, para reforçar a ideia de que, cada vez mais, um
professor tem que procurar adaptar e inovar os seus métodos e práticas pedagógicas
para cativar os seus alunos e para lhes proporcionar uma aprendizagem com
significado. This report is the result of the implementation of a Pedagogic Investigation Project whose objective is to understand the potentiality of the Webquest in increasing the capacities of the students from the 3rd Cycle of Basic Education, in History and Geography. We built from scratch two Webquests to be filled by the students in pairs, that should result in the elaboration of a text, where we could understand if the use of this type of activities promotes the development of competences and the construction of knowledge. This project was made in a 9th grade class, concerning the theme of the 25th of April Revolution, in History class, and Deforestation, in Geography class. Following an approach of investigation-action, the final results, as well as all the data assembled during the project, will be used, first, for a consistent and systematic professional self-formation, and second, to reinforce the idea that a teacher has to find ways to adapt and innovate in his methods and pedagogic technics in order to captivate his students and provide them a meaningful learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30148 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Regina Soraia Pereira Pires.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |