Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30140
Título: | A utilização de atividades experimentais numa abordagem didática do comportamento da luz e da germinação do feijão |
Autor(es): | Oliveira, Sónia Cristina Alves |
Orientador(es): | Borges, Francisco Alberto Marques |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório é o resultado de um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido
no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo
2012/2013 e é parte integrante do estágio pedagógico realizado numa escola básica e
secundária da cidade de Braga, onde o referido projeto foi implementado nas turmas de 3º e 6º
anos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), respetivamente.
O mencionado projeto teve como objetivos principais, no 3º ano: detetar as conceções
dos alunos sobre conceitos relacionados com o comportamento da luz; promover algumas
experiências que possibilitassem o confronto das ideias prévias dos alunos com evidências
experimentais; avaliar o impacto das atividades nas aprendizagens dos alunos; desenvolver a
ligação do estudo do meio com diferentes áreas disciplinares. No 6º ano os objetivos centrais
foram: detetar as conceções dos alunos sobre conceitos relacionados com as sementes e a sua
germinação; promover uma experiência que possibilitasse o confronto das ideias prévias dos
alunos com evidências experimentais; avaliar o impacto da atividade nas aprendizagens dos
alunos.
As conceções prévias dos alunos foram detetadas através de fichas de trabalho e diálogo
com os alunos e as atividades experimentais estavam relacionadas com os temas: “À descoberta
dos materiais e objetos – realizar experiências com a luz” e “Reprodução nas plantas”,
conteúdos programáticos do programa do 1º e 2º CEB, respetivamente.
As atividades implementadas permitiram aos alunos confrontar as suas ideias com
evidências experimentais, sempre de uma forma dinâmica, possibilitando-lhes a evolução das
suas próprias ideias e/ou a (re)construção de novos conceitos. This report is the result of a pedagogical intervention project developed on the Prática de Ensino Supervisionada (PES) course, during the school year of 2013/2014 and it was part of the trainee-praticum developed in a school in Braga, where this project was implemented both on the 3rd and 6th grade. The aforementioned project’s main objectives for the 3rd grade were: detecting the students’ conceptions in relation to light’s behavior; promoting some experiments in order to establish a comparison between the students’ previous conceptions and the evidence from those same experiments; evaluating the impact of the activities on the students’ learning; developing a connection between science themes and the other subjects. On 6th grade the main objectives were: detecting the students’ conceptions in relation to seeds and their germination process; promoting some experiments in order to establish a comparison between the students’ previous conceptions and the evidence from those same experiments; evaluating the impact of the activities on the students’ learning. Student’s previous conceptions were identified with the help of worksheets and through dialogue and the experimental activities were related with the following themes: “Discovering materials and objects – experimenting with light” and “Plant reproduction”, 3rd and 6th grade respective curriculum contents. These activities allowed the students put their ideas to test against the evidence from the experiments, always through a dynamic process, allowing their thoughts and ideas to evolve, therefore creating or restructuring their previous knowledge. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30140 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sónia Cristina Alves Oliveira.pdf Acesso restrito! | 4,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |