Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30137

TítuloO papel da WebQuest no processo de aprendizagem, nas disciplinas de História e Geografia : uma intervenção pedagógica com alunos do 9º ano de escolaridade
Autor(es)Ribeiro, Ana Rita Gonçalves da Silva
Orientador(es)Barca, Isabel
Palavras-chaveTIC na educação
WebQuest
Educação histórica
Educação geográfica
Construtivismo
ICT in education
History education
Geography education
Constructivism
Data2013
Resumo(s)A utilização de recursos provenientes da Web no processo de ensino e aprendizagem torna-se cada vez mais imprescindível. O presente relatório descreve a implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica supervisionado, sobre o uso da WebQuest na aula de História e de Geografia, levado a cabo numa turma do 9º ano (final do 3º ciclo do ensino básico), numa escola urbana da cidade de Braga. Neste relatório são discutidos os dados obtidos quanto à construção de ideias dos alunos sobre as temáticas da Guerra Fria, em História, e da Agricultura, em Geografia, desenvolvidas em aulas com recurso à WebQuest. Os resultados foram fornecidos pela análise de respostas dos alunos a três instrumentos, uma ficha de literacia informática, tarefas dos alunos através da WebQuest e uma ficha de metacognição. Constatou-se que os alunos navegam na Web com facilidade e que na sua maioria, realizaram aprendizagens significativas, quer em História quer em Geografia. Alguns alunos mostraram-se conscientes das suas aprendizagens, dificuldades e do que mais gostariam de saber.
The use of web resources in the teaching and learning process turns to be more and more essential. This Report describes a supervised educational Intervention Project on the use of the WebQuest in history and geography classes, carried out in a 9th grade classroom (final year in basic schooling), located in the city of Braga. In this report the data obtained about the construction of students’ ideas on the concepts related to the topics explored in classroom with the use of WebQuest are discussed. Those topics were the Cold War, in history, and Agriculture, in geography. The results were provided by the analysis of student responses to three instruments, a computer literacy worksheet, the WebQuest tasks and a metacognition task. It was observed that the students easily navigate in the Web and the majority constructed significant learning either in history and geography. Some students revealed selfawareness of their own learning, difficulties and what they would like to know in addition.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30137
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Ribeiro.pdf6,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID