Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30137
Título: | O papel da WebQuest no processo de aprendizagem, nas disciplinas de História e Geografia : uma intervenção pedagógica com alunos do 9º ano de escolaridade |
Autor(es): | Ribeiro, Ana Rita Gonçalves da Silva |
Orientador(es): | Barca, Isabel |
Palavras-chave: | TIC na educação WebQuest Educação histórica Educação geográfica Construtivismo ICT in education History education Geography education Constructivism |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | A utilização de recursos provenientes da Web no processo de ensino e aprendizagem torna-se
cada vez mais imprescindível. O presente relatório descreve a implementação do Projeto de
Intervenção Pedagógica supervisionado, sobre o uso da WebQuest na aula de História e de
Geografia, levado a cabo numa turma do 9º ano (final do 3º ciclo do ensino básico), numa
escola urbana da cidade de Braga.
Neste relatório são discutidos os dados obtidos quanto à construção de ideias dos alunos sobre
as temáticas da Guerra Fria, em História, e da Agricultura, em Geografia, desenvolvidas em
aulas com recurso à WebQuest. Os resultados foram fornecidos pela análise de respostas dos
alunos a três instrumentos, uma ficha de literacia informática, tarefas dos alunos através da
WebQuest e uma ficha de metacognição. Constatou-se que os alunos navegam na Web com
facilidade e que na sua maioria, realizaram aprendizagens significativas, quer em História quer
em Geografia. Alguns alunos mostraram-se conscientes das suas aprendizagens, dificuldades e
do que mais gostariam de saber. The use of web resources in the teaching and learning process turns to be more and more essential. This Report describes a supervised educational Intervention Project on the use of the WebQuest in history and geography classes, carried out in a 9th grade classroom (final year in basic schooling), located in the city of Braga. In this report the data obtained about the construction of students’ ideas on the concepts related to the topics explored in classroom with the use of WebQuest are discussed. Those topics were the Cold War, in history, and Agriculture, in geography. The results were provided by the analysis of student responses to three instruments, a computer literacy worksheet, the WebQuest tasks and a metacognition task. It was observed that the students easily navigate in the Web and the majority constructed significant learning either in history and geography. Some students revealed selfawareness of their own learning, difficulties and what they would like to know in addition. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30137 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Ana Ribeiro.pdf | 6,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |