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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Maria do Céu-
dc.contributor.authorFernandes, Catarina da Silvapor
dc.date.accessioned2014-09-15T13:56:10Z-
dc.date.available2014-09-15T13:56:10Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30131-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio de Intervenção Pedagógica Supervisionado insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Este estudo foi levado a cabo em duas turmas distintas do 9º ano de escolaridade, numa escola da cidade de Braga, tendo como principal finalidade analisar o pensamento dos alunos sobre a importância da ciência histórica, no âmbito da temática do “25 de Abril” e da ciência geográfica, no que respeita ao conceito de “Desenvolvimento Sustentável”. Este relatório divide-se em três grandes capítulos, sendo o primeiro capítulo dedicado a um enquadramento teórico e concetual das disciplinas de História e de Geografia. Visando a valorização científica destas duas áreas, a importância de ambas na formação e educação dos futuros cidadãos. O segundo capítulo concentra-se sobretudo na análise descritiva dos objetivos do estudo, das questões da investigação, das estratégias e instrumentos utilizados durante a implementação do projeto numa aula de 90 minutos e dos diversos momentos da aula. Por fim, o terceiro capítulo dedicado à análise descritiva, reflexiva e crítica dos dados, as respostas dos alunos foram distribuídas por perfis, onde foram também registadas a frequência das suas respostas. Dados esses retirados das duas fichas de trabalho aplicadas durante a aula, uma no início e outra no fim da aula. O objetivo da primeira ficha foi o de registar as ideias prévias dos alunos, acerca da importância do estudo da história do “25 de Abril” e da geografia do “desenvolvimento sustentável”, na segunda ficha de trabalho pretendia-se observar possíveis mudanças concetuais nas ideias e no conhecimento adquirido dos alunos face à ficha inicial. Através da análise dos dados, conseguimos perceber as evoluções registadas no conhecimento e ideias dos alunos, bem como as suas opiniões sobre a importância do estudo da História e da Geografia.por
dc.description.abstractThis Internship Report Intervention Supervised Pedagogical falls under Stage Professional Master in Teaching History and Geography in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. This study was conducted in two groups distinct from the 9th grade, in a school in the city of Braga, with the primary aim to analyze the students' thinking about the importance of historical science, under the theme of "April 25" and of geographical science, as regards the concept of "Sustainable Development". This report is divided into three main chapters, the first chapter to a Conceptual and theoretical framework of the disciplines of History and Geography. Aiming at the scientific value of these areas and the importance of both in the training and education of future citizens. The second chapter focuses primarily on the descriptive analysis of the objectives of the study, the research questions, strategies and tools used during the project implementation in a class of 90 minutes and the various moments of class. Finally, the third chapter on descriptive analysis, reflective and critical data, students answers were distributed by profiles, which were also recorded the frequency of their responses. The data taken from these two worksheets applied during class, one at the beginning and another at the end of class. The goal of the first record was to record the students' previous ideas , about the importance of studying the history of "April 25" and the geography of "sustainable development" in the second worksheet was intended to observe possible changes in the Conceptual ideas and knowledge acquired by the students due to the initial form . Through data analysis, we perceive the developments in the knowledge and ideas of students as well as their opinions about the importance of the study of history and geography.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectValor pedagógicopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectPedagogical relevancepor
dc.subjectHistorypor
dc.subjectGeographypor
dc.subjectKnowledgepor
dc.subjectStudentspor
dc.titleO valor formativo da História e da Geografia no 3º ciclo do ensino básico e secundário : os temas do 25 de Abril e do desenvolvimento sustentávelpor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc37.031:504por
dc.subject.udc504:37.031por
dc.identifier.tid201406713por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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