Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30105

TítuloRelatório de atividade profissional
Autor(es)Azevedo, Ana Paula Duarte Pinto de
Orientador(es)Lira, Madalena
Data2013
Resumo(s)A Optometria, como outras áreas científicas, desenvolveu-se em função de diversificadas correntes filosóficas universais, nomeadamente as (a) Estruturalistas ou Clássicas, que consideram que os comportamentos visuais são inatos, geneticamente predeterminados e que são adquiridos filogeneticamente e as (b) Funcionais ou Comportamentais, que defendem que os comportamentos visuais são aprendidos e, portanto, podem ser modificados (Gilman, 1988; Saona, 1987; Skeffington, 1958). Esta exposição constitui o meu relatório de atividade profissional, em substituição da tese de dissertação do Mestrado em Optometria Avançada ao abrigo do despacho RT- 38/2011. Tem como objetivo resumir a minha atividade enquanto optometrista, atividade essa que exerço desde o ano de 1998. No início do presente relatório apresento um breve resumo da minha atividade profissional, descrevendo por ordem cronológica formações, cursos e palestras e expondo os locais onde exerci a atividade enquanto optometrista. Na segunda parte do relatório, são apresentados e analisados alguns dos casos clínicos mais relevantes que surgiram no decorrer desse período, recorrendo a fundamentos teóricos para a sua compreensão. Foi escolhida uma pequena amostra de casos que não pretende refletir a globalidade do que se encontra na prática clínica diária, mas quer pela sua frequência quer pela sua relevância clínica requereram uma atenção específica. Por fim, será mostrado um estudo/rastreio clínico efetuado por uma equipa multidisciplinar em algumas escolas do conselho de Barcelos, relacionando a eficácia visual com as dificuldades de aprendizagem sendo a leitura a principal forma de quantificar estas dificuldades.
Optometry, like other scientific areas, developed on the basis of different universal phylosofic currents, namely, (a) Structuralists or Classics, who consider that visual behaviors are innate, genetically predetermined and phylogenetically acquired, and, (b) Functionalists or Behaviorists, who argue that visual behaviors are learned and therefore, can be modified (Gilman, 1988, Saona, 1987, Skeffington, 1958). Such exposure constitutes my report of professional activity, replacing the dissertation thesis for the Master in Advanced Optometry under RT-38/2011 order. Aims to summarize my activity while optometrist, which I perform since 1998. At the beggining of the report, I will present my professional activity chronologically training, courses and lectures and exposing the places where this experience as an opthometrist has been developed. In the second part of the report are presented and analyzed some of the most relevant clinical cases that emerged during this period, using theoretical grounds for their understanding. A small sample of cases were selected, that do not intend to show the global perception of the daily practice, but either those which, as per the frequency as per the clinical relevance, require specific attention. Finally, a study / clinical screening will be highlighted, performed by a multidisciplinary team in some schools of the board of Barcelos, relating the visual efficacy with learning difficulties beeing the reading capacity the main fundament to quantify the handicaps.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de mestrado em Optometria Avançada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30105
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - OCV - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Duarte Pinto de Azevedo.pdf3,65 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID