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dc.contributor.authorSousa, Rui Miguelpor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2014-08-06T12:55:58Z-
dc.date.available2014-08-06T12:55:58Z-
dc.date.issued2014-05-09-
dc.identifier.isbn978-989-8525-30-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29944-
dc.description.abstractO pensamento computacional é considerado uma aptidão fundamental no século XXI pois permite aumentar a capacidade analítica das crianças nas diversas áreas do conhecimento (Wing, 2006, 2007; Resnick, 2012). O presente artigo apresenta as principais conclusões obtidas num estudo desenvolvido do âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, e que teve como objetivos identificar o impacto de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas na construção do pensamento computacional e no desenvolvimento de competências de resolução de problemas, com recurso ao Scratch. Inicialmente trabalharam-se, com alunos do 8o ano de escolaridade, os conceitos básicos da ferramenta, através de tarefas orientadas com vista à resolução de problemas (Jonassen, 2004). Posteriormente os alunos desenvolveram jogos multimédia aliando a dimensão interdisciplinar, dado que as personagens e os cenários foram desenhados na disciplina de Educação Visual, à dimensão comunitária, através da parceria com a Escola de Prevenção Rodoviária, sobre a qual incidiram as temáticas dos jogos. A principal conclusão retirada a partir desta experiência pedagógica é que o Scratch é uma opção válida para desenvolver o pensamento computacional e a competência de resolução de problemas com este público alvo.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectScratchpor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.titleScratch: uma opção válida para desenvolver o pensamento computacional e a competência de resolução de problemaspor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage256por
oaire.citationEndPage267por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitle2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpor
sdum.bookTitle2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpor
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