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https://hdl.handle.net/1822/29944
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Rui Miguel | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.date.accessioned | 2014-08-06T12:55:58Z | - |
dc.date.available | 2014-08-06T12:55:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-09 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-30-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/29944 | - |
dc.description.abstract | O pensamento computacional é considerado uma aptidão fundamental no século XXI pois permite aumentar a capacidade analítica das crianças nas diversas áreas do conhecimento (Wing, 2006, 2007; Resnick, 2012). O presente artigo apresenta as principais conclusões obtidas num estudo desenvolvido do âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, e que teve como objetivos identificar o impacto de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas na construção do pensamento computacional e no desenvolvimento de competências de resolução de problemas, com recurso ao Scratch. Inicialmente trabalharam-se, com alunos do 8o ano de escolaridade, os conceitos básicos da ferramenta, através de tarefas orientadas com vista à resolução de problemas (Jonassen, 2004). Posteriormente os alunos desenvolveram jogos multimédia aliando a dimensão interdisciplinar, dado que as personagens e os cenários foram desenhados na disciplina de Educação Visual, à dimensão comunitária, através da parceria com a Escola de Prevenção Rodoviária, sobre a qual incidiram as temáticas dos jogos. A principal conclusão retirada a partir desta experiência pedagógica é que o Scratch é uma opção válida para desenvolver o pensamento computacional e a competência de resolução de problemas com este público alvo. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Pensamento computacional | por |
dc.subject | Scratch | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.title | Scratch: uma opção válida para desenvolver o pensamento computacional e a competência de resolução de problemas | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 256 | por |
oaire.citationEndPage | 267 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning | por |
sdum.bookTitle | 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RuiSousa&JALencastre_EJML_2014.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |