Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/29930

TitleComparação das versões completa e reduzida da Escala de Competência de Estudo utilizando Rasch com universitários brasileiros
Other titlesComparative analysis of full and reduced versions of Competence Scale Study using Rasch with brazilian college students
Author(s)Almeida, Leandro S.
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Fernandes, Dario
Dias, Anelise Silva
Oliveira, Sandra
Bustamante, Maria
Batista, Ana
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Monteiro, Sílvia Correia
KeywordsCompetência de estudo
Avaliação psicológica
Teoria de Resposta ao Item
Study skills
Psychological assessment
Item Response Theory
Issue date21-Mar-2014
PublisherUniversidade da Coruña / Universidade do Minho
JournalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Abstract(s)Este estudo objetivou comparar as duas versões da Escala de Competência de Estudo -ECE(C&T), uma a original com 54 itens e outra reduzida com 19 itens, por meio da Teoria de Resposta ao Item (modelo Rasch). Participaram 129 universitários de ambos os sexos, com idades variando de 17 a 48 anos (M = 24.65, DP = 6.54). Os coeficientes de precisão obtidos foram de .91 para escala com 54 itens e de .90 para a de 19, indicando um alto nível de precisão para ambas. Ao ajustar os dados ao modelo Rasch, o erro médio da medida dos itens foi de 0.11 (DP = 0.02). As médias do infit dos itens foram de 1,00 (DP = 0.18) para a escala com 54 itens e de 1.01 (DP = 0.20) para a de 19 itens, e o valor médio do outfit foi de 1,02 (DP = 0.41). A dificuldade dos itens foi semelhante nas duas escalas. Constatou-se que a escala de 19 itens apresentou melhor ajuste, pois diminuíram os itens que estavam desajustados , tanto na quantidade como no valor.
The aim of this study was to compare the original version of Escala de Competência de Estudo – ECE (C&T), with the reduced one by using the Item Response Theory. A sample of 126 college students, male and female, between 17 and 48 years old (M = 24.65, SD = 6.54) answered the test. The precision coefficients obtained were .91 for the original scale and .90 for the reduced one, indicating a good level of precision for both. The scale’s adjustment to the Rasch Model was analyzed, resulting an average error of 0.11 (SD = 0.02). The scale with 54 items presents an item’s infit mean of 1.00 (SD = .18), and the reduced scale presents an item’s infit mean of 1.01 (SD = .20), and the outfit’s mean value is 1,02 (SD = 0.41). The difficulty of the items was similar in the two scales. The results presented a better adjustment for the reduced scale, seeing that there were less misfit items, in terms of quantity and value.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29930
ISSN1138-1663
Publisher versionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/20/6
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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