Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29915
Título: | O fenómeno das novelas juvenis – o caso ‘Floribella’ |
Autor(es): | Pereira, Sara |
Editor(es): | Pinto, Manuel Fidalgo, Joaquim |
Palavras-chave: | Floribella Morangos com Açúcar Crianças Televisão |
Data: | 2006 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Resumo(s): | [Introdução] A programação da televisão generalista portuguesa ficou significativamente marcada, em 2006, pela estreia da novela juvenil ‘Floribella’, em Março desse ano, na SIC. Esta novela veio concorrer com ‘Morangos com Açúcar’, uma outra novela para o público jovem em exibição na TVI desde 2003. Esta novela revelou-se um fenómeno televisivo, não só em termos de audiências mas também pela forma como influenciou a construção do ‘discurso’ da SIC. ‘Floribella’ não foi apenas mais um programa a integrar a grelha, acabou por ser um programa estruturante para a estação, o motor de toda sua a programação e a alavanca das audiências. A imprensa escrita dedicou várias páginas às novelas juvenis, um género emergente em Portugal, com particular destaque para a ‘Floribella’ e os produtos e eventos promovidos a partir da mesma, e também para a novela concorrente ‘Morangos com Açúcar’. Estes dois programas converteram-se num referente claro da programação infantil e juvenil, acabando mesmo por ofuscar os outros programas dedicados ao público mais novo. Estes só muito raramente foram objecto de notícia e de discussão e nunca foram matéria de destaque. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29915 |
ISBN: | 978-989-95500-0-1 |
Versão da editora: | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/anuario2006/article/view/328/307 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SP_anuario.pdf | Capítulo de e-book | 224,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |