Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/29831

TitleUniversidades e empresas em processo de transferência de conhecimento: uma visão geral sobre a comunicação interorganizacional
Other titlesUniversities and companies in process of knowledge transfer: an overview on interorganizational communication
Author(s)Ribeiro, Paula Cristina Campos
Ruão, Teresa
Editor(s)Coelho, Zara Pinto
Fidalgo, Joaquim
KeywordsComunicação interorganizacional
Universidades
Empresas
Transferência conhecimento
Interorganizational communication
Universities
Companies
Knowledge transfer
Issue date2013
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Abstract(s)Este artigo visa apresentar uma parte das conclusões preliminares acerca da Comunicação Interorganizacional entre as universidades e as empresas no processo de transferência de conhecimento e, também, mostrar de que forma as políticas europeias para o ensino superior e a necessidade de diversificação das fontes de financiamento do ensino superior público intensificam estes relacionamentos, quer no quadro atual, quer no próximo Programa-Quadro Horizonte 2020. Utilizamos como método de análise o estudo de caso de uma universidade e do interface universidade/empresa. Utilizámos a análise documental da legislação europeia, a realização de entrevistas semi-estruturadas e a observação participante. A investigação está ancorada na teoria geral das Ciências Sociais de Castells (2007). Podemos concluir deste estudo que as empresas vêm adquirindo dimensão estratégica nas universidades, tornando-se em stakeholders, estabelecendo relações de cooperação e de natureza comercial.
This article aims to present some of the preliminary findings of research conducted around the interorganizational communication networks created between universities and companies in the process of transfer of knowledge and technology, and also how european policies for higher education and the need to diversify sources of funding of public higher education intensify these relationships. This communication also foresees as the new political strategy for Research and Innovation, stated in the next Framework Programme Horizon 2020. Used as a method of analyzing the case study of a university, and the interface University / Company connected to this organization. We used document analysis and conducting semi-structured interviewsWe can conclude from this study that the companies have been acquiring a strategic dimension in universities, whether spin-offs and start-ups or local companies, national and international, becoming stakeholders in establishing cooperative relationships with them and for commercial. The research is anchored in the general theory of the Social Sciences Castells (2007).
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/29831
ISBN978-989-8600-19-6
Publisher versionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1670/1609
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PR_TR_II_jornadas.pdfCapítulo de e-book358,88 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID